Acho que há uma confusão aí. Acho que não somos totalmente livres para
fazermos o que quisermos em qualquer circunstância. Isso não é
liberdade.... é esculhambação. Um bom exemplo disso é Salvador. Os
soteropolitanos que me perdoem, mas dá a impressão que qualquer lei/regra
que disciplina alguma coisa fere a liberdade do soteropolitano e ele faz
questão de desobedecer. Já pensou o trânsito sem normas? Com normas, já é
difícil andar numa cidade que ninguém quer respeitar PN em nome de sua
própria liberdade. Imagine sem o mínimo de regras para limitar os abusos. O
mesmo raciocínio serve para a internet: você não é livre para cometer
crimes pela internet. Quer dizer, livre, de certa forma, você até é, mas
vai arcar (muito dificilmente, na verdade) com as consequências de seus
atos. Se disser algo que fere a honra de alguém, vc pode pagar por isso. E,
sinceramente, onde está o problema nisso? Na rua (vida real) não
aconteceria a mesma coisa?

Como trabalho no MPF, até achei pouco o período determinado para guarda dos
logs. Acho que uns 2 anos seriam de bom tamanho. Quantas vezes um sujeito
comete o crime e por causa da burocracia sai ileso pq quando conseguem
requisitar o log.... ele já não existe mais? Concordo que o
"indefinidamente" abre a possibilidade para abusos, mas talvez dê para
mudar isso mais para frente. Basta acontecer com um político e ele sentir
na própria pele que ele muda isso e coloca algum tipo de limite, se for o
caso. E o "indefinidamente" tb abre possibilidade da vítima questionar se o
juiz não cometeu algum abuso ao solicitar um período tão grande, mesmo que
previsto em Lei. Acho que a palavra não está ali para ser usada assim tão
livre de interpretação.

E isso não fere de maneira nenhuma a minha liberdade. Aceito que, seguindo
os obstáculos erguidos para impedir os abusos, meus atos possam ser
rastreados. O que não dá para aceitar é o grampo total da NSA sem qualquer
obstáculo....  Ou o "pedágio virtual" que as teles tentaram erguer.

Certamente deve haver problemas na Lei, mas esse que vc citou não me parece
ser o caso. De uma forma geral, parece uma Lei muito mais benéfica do que
maléfica.

Que outros problemas vocês viram?

[]'s
Celso