Colé Terceirão!
muito obrigado pelos seus esclarecimentos, cara!

Quer dizer então que eu posso, sim, licenciar minha API pra grafos (uma library a parte) sob a gpl para que ela possa ser utilizada pelo meu plugin que edita grafos, derivado do GEF (Graphical Editor Framework, licenciado sob EPL), sem maiores problemas?

então tá.. eu queria tudo GPL >_<
mas tudo bem =)

valeu todo mundo!

On 3/16/06, Antonio S. de A. Terceiro < [EMAIL PROTECTED]> wrote:
Colé Ugo, bom te ver "por aqui". ;)

Ugo Sangiorgi escreveu isso aí:
> Seguindo o mesmo principio de "eu posso fazer o que quiser com o código,
> fechar e vender se for o caso", eu também posso distribuí-lo (os plugins
> deles) sob a GPL, tudo junto na minha aplicação...

Não, não pode.  O texto da licença [0] diz que você pode 'distribuir
comercialmente' *binários*.

0. http://www.eclipse.org/legal/epl-v10.html

"When the Program is made available in *source code form*:

a) it must be made available under this Agreement; and
b) a copy of this Agreement must be included with each copy of the
    Program."
(grifo meu)

Ou seja, a EPL é uma licença copyleft também, e por princípio
incompatível com a GPL. Se o seu código *usa* código licenciado sob EPL
(i.e. biblioteca), você pode licenciá-lo sob GPL incluindo uma exceção
[1] na mensagem de copyright que permite distribuir o seu código ligado
às bibliotecas licenciadas sob uma licença imcompatível com a GPL.

1. http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html#GPLIncompatibleLibs

Agora se o seu código for *derivado* de código licenciado sob EPL, aí
não tem jeito, ele tem que EPL.

Terceiro - levantando a mão (eu já usei o Rox ;))

--
Antonio S. de A. Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://www.inf.ufrgs.br/~asaterceiro

Ugo Braga Sangiorgi

+Rox Graph Theory Framework
  - http://www.projetorox.org
  - CVS at http://rox.dev.java.net
Linux User #391393

"Its not what you look like, when you're doin' what your doin', its what you're doin' when you're doin' what you look like you're doin"