On Wed, Jul 26, 2006 at 09:42:15AM -0300, Alexandre Strube wrote:

> Desculpe, mas dá para quebrar uma chave WEP em minutos - às vezes até em
> segundos. Tanto que inventaram o wpa porque o wep não servia pra muita
> coisa.

Não é tão simples assim. Depende da quantidade de tráfego que você
consegue capturar (em essência, a quantidade de vetores de
inicialização) e do tamanho da chave. Eu diria que dá pra quebrar em
horas. Se tiver sorte, muita sorte, em minutos. Usando uma chave de 48
bits, com um frase-senha simples, capturando cerca de 1MB/seg eu levei
algumas horas pra decodificar, usando o kismet.

WPA é vulnerável também, em alguns casos. O que se usa muito hoje são
hotspots com firmwares abertos, como o Linksys WRT54G, onde se
implementa nele mesmo algum tipo de autenticação após obter endereço IP.
O wifidog [0] é um exemplo disso, bastante utilizado em Montreal, num
projeto bem interessante chamado Ile Sans Fil [1], que provê acesso
gratuito em aproximadamente 100 pontos na cidade.

[0] http://dev.wifidog.org/wiki/About
[1] http://www.ilesansfil.org/tiki-index.php

abraços,

--