Mas ai caimos em um outro grande problema. Não há maneira de entrar no
mercado de trabalho para aprender mesmo, sem vc ter experiência ou
certificação. Assim, pensando bem, a certificação se torna requisito inicial
para alguem que está interessado em entrar nesse universo.

Eu mesmo tive muita sorte ao ser escolhido para trabalhar nessa área com
apenas minhas expriências fora da empresa. Assim hj estou aprendendo muito e
pretendo tirar a certificação até o fevereiro, mas aqueles que não tem a
mesma sorte ainda penam para entrar na área.

Em 11/12/06, Tiago Bortoletto Vaz <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

On Mon, 11 Dec 2006 08:40:17 -0300
"Rafael Gomes" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Mas falta uma instituição em Salvador para treinamento para LPI, pois
nem
> todo mundo é auto-didata.

Mesmo que não seja auto-didata, a lógica que vejo é a seguinte: a LPI
teoricamente certifica quem conhece sobre administração GNU/Linux. Então uma
pergunta mais coerente seria (para alguém incapaz de aprender com
livros/documentações): "onde encontro um treinamento em administração de
sistemas GNU/Linux?". Então, depois de aprender, ele estaria preparado para
uma certificação.

Uma procura sobre cursos preparatórios pra certificações só me remete a
uma conclusão: o cara (1) não tem o conhecimento e (2) quer ter a
certificação antes de (ou sem nunca) possuí-lo. O pior, e é exatamente onde
pecam as certificações, é que cursos preparatórios realmente conseguem
certificar pessoas que estão em (1) e (2), pelo simples fator de que pra
eles (entidades de certificação) é mais importante ter certificados do que
conhecedores. No entanto, todos têm o direito de não conhecerem algo, por
isso não considerem como julgamento essa mensagem. O "errado" nisso aí é a
instituição que permite certificados sem o conhecimento, e mesmo assim a
vendem como garantia de tal.

abraços,

--
Tiago Bortoletto Vaz