Entrei na lista há algum tempo e ainda não tinha me manifestado. Sou professora de Informática de uma escola pública do Rio de Janeiro que tem como principal dificuldade a renovação de licenças de software. O software livre parece ser a nossa solução. No entanto, o culto às grifes, a compatibilidade, o acervo legado e tantas outras coisas dificultam essa adoção. Mesmo assim, estamos iniciando um processo de migração que começa pela suíte de escritório. Tivemos um êxito considerável, pois alunos e professores descobriram que a barra de ferramentas de figuras do BrOffice oferece mais opções do que a do Office. Talvez pareça prosaico, mas para os leigos são as pequenas facilidades que determinam a adoção ou não de um software.
Vários alunos pediram a seus pais para instalar a suíte livre em seus computadores domésticos e não tem sido raro receber perguntas do tipo "onde está aquela função que no Office ficava...". Dá para perceber que algumas famílias realmente migraram e perguntam por similares livres de outros programas que já utilizam legalizados ou não.
Por isso, estou iniciando a montagem de um banco, ou melhor, catálogo de software livre. Não sei se esse seria o fórum adequado, mas de qualquer forma fica o pedido e agradeço a colaboração.
Saudações cariocas,
Marcia Oliva