On 6/20/06, Ricardo L. A. Banffy <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
Charles Pilger wrote:
> Queremos? Queremos que as pessoas usem exclusivamente GNU/Linux? Ou
> queremos plataformas livres, que os códigos sejam abertos, que a
> inteligência seja compartilhada?

Eu, pessoalmente, quero que tenhamos controle sobre a API para a qual os
programas são escritos. Enquanto for "um Windows", ReactOS vai apenas
rodar os programas do original, como o OS/2 já fazia antes dele.

Ricardo, mas o ReactOS é para ser um Windows livre, não mais um SO com
APIs próprias onde há necessidade de se fazer uma compilação própria!
Para que diabos você quer que o pessoal saia desenvolvendo
especificamente para esse sistema???

O resultado dessa estratégia é que vai existir pouco incentivo para se
escrever especificamente para ReactOS e vai continuar havendo o mesmo
incentivo para se escrever software para Windows.

E qual é o problema de se escrever software para Windows?

Ele não pode ficar melhor do que a API que ele tenta replicar. Se
melhorar demais, fica incompatível. E se o "original" melhorar de um
jeito diferente, fica pior ainda.

Não, não fica. Você pode muito bem ter duas implementações de uma API
onde uma é mais rápida do que a outra, uma mais otimizada, tendo as
mesmas entradas e saidas.

> Estamos pregando o monopólio do GNU/Linux no que se refere a sistemas
> livres? Acho que não, né.

Acho que uma monocultura de Unix-likes seria menos do que interessante,
embora eles sejam mais versáteis no geral do que os Windows-likes.

Nenhuma, NENHUMA, monocultura é boa.

Mas, de novo, deixar o competidor com o controle da API é menos do que
brilhante. Eles têm mais gente para desenhar ícones do que nós temos
desenvolvedores. É provável, inclusive, que eles tenham mais advogados
do que nós temos desenvolvedores.

O que me leva à minha consideração final: No momento em que o ReactOS,
supondo que isso aconteça - e eu aposto minhas orelhas que não, se
tornar uma ameaça concreta, você pode apostar as suas que ele vai ser
bombardeado por um exército de advogados da MS e dos seus parceiros.

Aliás, eu faço a mesma consideração quanto ao Mono.

Tá, se é para entrar no terreno da futurologia eu digo que da minha
parte acredito que o Windows ainda vai sair pro mercado com a licensa
BSD dentro de alguns anos.

[]'s
Charles - [EMAIL PROTECTED]
http://www.charles.pilger.com.br