On Aug 31, 2006, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Não tenho tanta certeza disso.  Veja homossexualismo, por exemplo: há
> lugares em que isso é crime.  Veja a escravidão; houve um tempo em que
> era algo perfeitamente normal.  Por que não citar também a poligamia,
> que é crime aqui mas não em outros lugares, e a pornografia, que é
> legal aqui mas proibida em outros lugares?

> A moral varia ao longo do tempo e das sociedades.  O que é repugnante
> numa sociedade pode ser absolutamente normal em outras.

Putz, esqueci um dos exemplos mais interessantes: o adultério era
crime no Brasil até pouco tempo atrás, embora a lei houvesse caído em
desuso faz tempo.  Se não me engano, só deixou de valer de verdade
quando entrou em vigor o novo código civil, mas e se antes disso o MP
resolvesse exigir do Orkut informação sobre quem é casado mas manda
cantadas para outras pessoas?  Há países em que até hoje o adultério é
crime, inclusive punível com pena capital.  Mesmo aqui parece que
"defesa da honra" ainda é defesa aceitável para homicídio quando o
sujeito encontra a esposa na cama com outro (mas não o contrário!)

E aí?