Oi Pablo,

Eu acho que a sociedade está se mostrando cada vez mais indignada com
abusos de propaganda de um software. A sociedade não quer saber se é mac,
linux ou qualquer outra plataforma ela quer que o cidadão tenha o direito
de escolher inclusive escolher se pode ser livre ou não.
Esta mudança provocada na sociedade é muito importante pois antes era um e
ponto final quem quiser que faça a monografia no word por exemplo. Nosso
movimento dentro da sociedade não é dos maiores mas pode se inserir muito
bem através destas questões levantadas pelo candidato.
Tenho contato com algumas ONGs e sindicatos no Ceará e a grade maioria nem
quer saber do Linux. Mas iniciativas do Pereira até nos ajudam a argumentar
"fiquem com este software do pereira que é bem LEGAL." E ai mostramos
também a parte do que vem por trás dos aplicativos.
Achei fantástica a atuação do candidato e eu apoio mesmo não votando no
partido dele.
Esta discursão sobre aberto ou fechado, livre ou mais ou menos livre já
travamos muito nesta lista então ficarei de fora mais uma vez desta
discursão beleza Pablo.
Abraços,

Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva
SENAI CETAFR
fone(085) 32153026

 "O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos
desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética.O que mais preocupa é o silêncio
dos  bons" Martin L. King

Trechos que quero destacar:

"O mandado de segurança destaca que, apesar de não oferecer qualquer
tipo de vantagem técnica e mesmo sem embasamento em processo
licitatório, o Windows é exigido como requisito para rodar o software
de prestação de contas", diz o release. "Além do alto preço do pacote
Windows, algo em torno de R$ 800,00, que pode impossibilitar a
prestação de contas por candidatos de baixa renda, é apontado o
favorecimento indevido a uma companhia privada, a Microsoft,
caracterizado através da divulgação de sua marca associada a um
software desenvolvido por um órgão público e da obrigatória aquisição
de sua licença."

Até aqui tudo bem... Realmente está sendo feita propaganda da MS com
isso... mas logo abaixo, no texto...

"...Como exemplo, Valente cita o programa de declaração de imposto de
renda desenvolvido em Java e que pode ser executado em praticamente
qualquer plataforma."

:-(

Java não é proprietária? Não é da Sun? Ou porque é de graça, então pode?

Parece-me que o argumento utilizado em defesa é falho... um exemplo
triste. Poderia citar outros softwares como Gimp, feito em GTK e que
tem versão para windows, ou FWBuilder, feito em QT e disponível para
todos os sistemas livres, Mac OS X e Windows. Na esfera pública, há
muitos outros disponibilizados que são multiplataforma. Enfim... Minha
única tristeza é ele ter citado como exemplo Java, pois parece que
fica orientado a que se use Java na esfera pública, para ter-se
software multiplataforma, como se fosse a única opção possível.