Este enfoque: "é preciso ter liberdade para escolher" é vazio e ridícula,
retratando apenas uma defesa das empresas monopolizadoras do software
proprietário no sentido de se mostrarem boazinhas e não impositórias: "use
este software apenas se vc quizer, ninguém está obrigando não!".

Se vc usa Windows, ou usou, alguem te obrigou a isso?

Nao existe isso de empresa obriga nao. Ela apenas constroi um mercado
favoravel a ela. Se vc quer usar ou nao e decisao sua, como eu, por exemplo,
nao uso, por decisao minha.

Enfim, o ponto que eu queria chegar era que tem muita gente que usa SL
e diz que e proibido usar coisas proprietarias (flash, java, etc) e outras que
so usam coisas gratis, e outros ainda que so usam coisas abertas.

Acho que cada um usa o que quer. Ficar meio que obrigando a pessoa a usar
a alternativa livre (free) nao e o caminho certo das coisas. Apresente a alternativa
mas nao obrigue seu uso.

Eh claro que eu prefiro algo free, ou pelo menos open, mas isso nao quer dizer
que temos que crucificar quem usa outras alternativas.

--
[]'s

Lucas Arruda
lucasarruda.com