Se prestarmos atenção parece mesmo uma estratégia de desestabilização da concorrência, a Oracle mesmo já fez isso no passado com iniciativas como o Network Computer ( http://en.wikipedia.org/wiki/Network_computer).

No final das contas toda a indústria acabou se beneficiando. Acho prudente esperarmos para conferir.

Abraço,

ASF