Sem ser tão específico qto à Oracle (q parece ter uma agenda oculta mais extensa do q imaginamos), acho q a questão aqui é q muitos enxergavam no SL uma forma de vc colocar no ar um produto com potencial para criar um novo mercado, do tipo q interessa aos novos entrantes por ter margens de lucro mais apertadas, incentivando a chegada de novos empreendimentos e idéias a um mercado (de TIC) q precisa bastante dessa "renovação". Em tese, este mercado *não* interessaria às "gdes" (IBM, Oracle, etc) pq o tamanho de seus negócios exigiam margens mais altas, obtidas, por explo, com as receitas do licenciamento tradicional de seus softwares (vide a Oracle q até por core tentou cobrar qdo lançaram os multicores).

Agora, um tempo atrás, alguém alertou (não lembro onde ouvi isso) q esses caras, por terem canais de distribuição infinitamente maiores q qqr softhouse fazendo SL, poderiam chegar em um pto de decidir investir nisso e obter ganhos de escala q os "pequenos" jamais seriam capazes de obter (é como vender comodities, vc tem uma margem de lucro pequena por unidade, então precisa de vendas gigantescas para faturar bem). Assim, ou essas empresas de SL pra valer seriam compradas (acho q a própria IBM andou comprando um punhado ano passado e neste ano, e, até aí, acho q dá pra pensar na Novell, SUSE e Ximian como algo nessa linha, exceto pela Novell não estar mais exatamente no papel de "gde", embora conserve inúmeros canais da sua época de quase monopólio) ou iriam à falência mesmo.

Assim, embora em tese o q a Oracle fez não seja tão diferente do q a CentOS faz, acho q a intenção e possivelmente os resultados são bem diferentes. Felizmente, da mesma forma q o CentOS não representa ameaça à Red Hat justamente pq esta já estabeleceu o "valor" da sua marca, acho q a Oracle tbém não conseguiria sobrepôr este "valor". Tudo o q consigo imaginar de uma fictícia distribuição Oracle Linux seria algo a ser "verticalizado" na linha de produtos deles (naquele esquema "one stop shop" q eles tentam tanto empurrar), mais ou menos como o Apache Http Server acabou virando - na linha de produtos deles - o Oracle Http Server, q é parte inseparável do Oracle Application Server, q empurra em um pacote desde um ambiente J2EE até uma solução de Portal. Normalmente, tudo muito mal integrado. Sem falar q o Metalink está longe de ser o melhor suporte do mundo . . .

Em suma, não acho q seja um negócio "bom" para o SL. Mas, acho q é um negócio "inevitável" justamente pelas liberdades estabelecidas pelo SL. Resta saber se haverá uma corrida pelas empresas de SL maiorzinhas no mercado dos EUA ou se tudo continuará como dantes . . . ;-)

[ ]s,

olival.junior