Zandre Bran wrote:
   Lembrando que a RedHat já fez isto de uma forma mais modesta. Não
se pode mais "pegar" o RH Linux, mas ainda pode-se distribui-lo? Não
sei. Tem alguns pacotes proprietários. Pior, depois de comprar, os
update são para 1 ano, depois compra-se novamente. Me parece mais
agressivo que a Microsoft.

A RH cobra pelo suporte. Não há nada de agressivo em receber dinheiro pelo trabalho. Eles contribuiram muito para que o Linux fosse o que é hoje.

Quanto a não poder replicar o RH, eles distribuem o Fedora exatamente para o pessoal que não quer a versão "enterprise grade".

Restringir a redistribuição também facilita na hora de incluirem software proprietário no mesmo CD/DVD.

Por fim, os principais concorrentes do RH não são o Ubuntu ou o Debian, mas o SLES, HP/UX, o AIX e o Solaris.

   Isto sem falar no projeto Fedora. Que para mim a fala que é para
preservar marca RH é balela. Não queriam era fornecer comprometimento
com algo gratuíto. A fundação criada pela RH para o Fedora já foi
fechada. Mantiveram o patrocionio, mas não há comprometimento.

O processo, até onde eu sei, não mudou nada. Só a PJ da fundação deixou de existir. Já que ninguém mais queria contribuir, fazia todo o sentido do mundo.

   Não estou sendo contra a RH, mas não a vejo assim, com tanto
apreço. Seu modelo de negócio está mais para MS do que qualquer outra.
E estou, aqui, refletindo sobre o avanço do modelo criado pela RH, que
a FSF ficou calada, mas agora com a odiada MS.

O que a FSF pode fazer contra a RH se as licenças não forem violadas?

   Mas irá existir o HURD, começaremos tudo de novo. Novamente, mas,
no fim a sociedade é monopolista, não adianta.

Um dia, quem sabe, ele fica pronto. Vai ser interessante ter outro kernel em que colocar nossos userlands.