Em 14/03/2007, às 14:14, Alexandre Oliva escreveu:

Primeiro, "with enough eyeballs, all bugs are shallow" não significa
que todos os bugs vão ser encontrados.  Assim como a Wikipedia pode
conter erros que ninguém perceba, ou perceba mas não reporte, assim é
com Software Livre.

. . . E deixa de lado a velha vantagem de q qqr um com capacidade técnica suficiente pode resolver o problema sem ter de esperar por ninguém. Mais ou menos como bastou o estudo da Nature sair para os mantenedores dos artigos incorretos irem lá e acertarem as coisas.


Segundo, não significa que "todos teriam as competências necessárias",
significa que, dentre todos os envolvidos, *alguém* teria as
competências necessárias.

O argumento dele é q não necessariamente existe esse "alguém".

Nesse pto foi q lembrei do tal estudo com o Apache onde saíram com essa hipótese do tamanho da comunidade ao redor ter de ser uma ordem de grandeza maior q o número de desenvolvedores.

De qqr forma, acho q há projetos e projetos de SL. Da mesma forma q um software proprietário pode vir de uma pequena empresa e não ser bem sucedido nem suportado, um Software Livre pode falhar em mobilizar uma comunidade interessada em mantê-lo e desenvolvê-lo, mas não entendo isso como falha do "modelo". O problema é do produto.

Lembro de uma palestra da WebLogic onde o cara veio com um slide dizendo q há trocentos projetos no sourceforge.net e q boa parte não anda e etc. Aí eu levantei a mão e perguntei se ele tinha um número dizendo qtos projetos de software *proprietário* tinham sido iniciados e abandonados no ano anterior. Ou ainda qtas empresas tinham falido ou descontinuado um produto proprietário. Obviamente, o cara ficou sem jeito e mudou de assunto. ;-)

[ ]s,

olival.junior


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a