Geralmente os celulares da Sony (novos) são reconhecidos como
dispositivos USB Mass Storage.

Creio que seja merito da Sony sim pois sempre que peguei um celular da
Sony funcionou no Gentoo ou no Debian.

[]'s,

On 3/14/07, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
On Mar 13, 2007, Gustavo Melo <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>  Não trabalho pra SONY , não tenho nenhum vínculo com essa empresa.
> MAS ESTOU ABSOLUTAMENTE SATISFEITO com meu celular Sony Ericsson
> Z550i.

>  Motivo : Usando o Ubuntu 6.10 , é só ligar ele com o cabo na porta
> USB e deu! Já está funcionando! Não precisa de driver , não precisa de
> nada , não precisa nem mesmo se esforçar.

Engraçado.  O meu celular, que é bem mais antigo, não precisa ligar
num computador via USB pra ele funcionar ;-) :-)

Você por acaso teria um tempo pra ver se o dito celular funciona
também com uma distro livre?  Aí a gente vê se é mesmo mérito da Sony
se ater aos padrões abertos, de forma a permitir que os
desenvolvedores do kernel criassem drivers que funcionassem, ou se por
acaso é mais um componente não livre que a Canonical adiciona à sua
distro para induzir seus usuários a pagar pela conveniência com suas
próprias liberdades.

Bruno Fialho Marques Gola <[EMAIL PROTECTED]>
http://www.brunogola.com.br
Cel: (11) 9294-5883