On Apr 20, 2007, "Omar Kaminski" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Não tenho nada com isso, mas "código aberto, contas fechadas" fica
> estranho mesmo.

Sem tomar partido se a ASL deve ou não publicar as contas, no que pese
a mensagem que o Terceiro mandou hoje sobre muitas delas já serem
públicas, deixa eu questionar essa sentença.

Vamos estudar um pouquinho o que "Código aberto" significa?

http://opensource.org/docs/osd não fala em lugar nenhum sobre
obrigação de publicar.  Fala sobre o programa sempre incluir o código
fonte, o que significa que quem recebe o programa tem acesso ao código
fonte, mas não mais que isso.

De fato, se houvesse obrigação de publicar, não seria "código aberto."

Taí mais uma confusão derivada da adoção desse termo inapropriado,
criado para remover uma alegada ambigüidade do termo "Free Software",
introduzindo outras ainda piores.

Se você pensar em liberdade, ao invés de em "aberto", vai chegar à
conclusão correta, de que a ASL não tem obrigação alguma de publicar
suas contas a todos, mas sim somente àqueles a quem deve prestação de
contas.  Pros demais, ela pode, é livre para publicar, mas não é
obrigada.

Aí vale lembrar que é Fórum Internacional de Software Livre, não de
Código Aberto.