Guilherme H. S. Ostrock escreveu:
O que não entendo é o que gera tanta desconfiança na receita para que vocês
queiram manipular o código.

Guilherme,

Primeiro, os argumentos em favor de software de serviço público ser livre vão muito além de ``desconfiança na Receita''.

O próprio Oliva já indicou onde ler os argumentos sobre o IRFP2007:
http://www.fsfla.org/?q=pt/node/143
http://www.fsfla.org/?q=pt/node/152
http://www.fsfla.org/?q=pt/node/155#3

Não é necessário apelar a uma desconfiança na Receita. Mas se a questão for apenas desconfiança, há razões para desconfiar da Máquina Virtual Java proprietária para a qual o IRFP2007 foi feito -- e que não é escrita nem controlada pela Receita.

Hoje em dia é extremamente comum que software proprietário implememente bisbilhotagem de dados privados dos usuários -- praticamente todos os dias aparecem denúncias de que software X ou Y envia dados privados pela internet sem consentimento nem conhecimento dos usuários, expondo-os a riscos. Sem falar que as ``portas dos fundos'' deliberadamente projetadas para bisbilhotagem também oferecem vulnerabilidades a ser exploradas por terceiros. Alguns exemplos de tais softwares são Windows XP, Windows Media Player, WGA/NT, Skype, e Sony RootKit. Esses são exemplos famosos cuja bisbilhotagem foi denunciada. E quanto a outros softwares caixa-preta não denunciados? Por quê confiar cegamente neles?


Ok, pode ser que eles tenham tentado prejudicar alguns contribuintes, mas é
muito mais fácil que um particular tente prejudicar outro do que um orgão
público.

Entendo com isso que você concorda que o software da Receita não oferece nenhuma segurança especial contra fraudes introduzidas por terceiros, conforme outros já escreveram por aqui.

De resto, sobra sua defesa de um dogma central da Seita do Santo Byte: o de que ninguém deveria nunca por em dúvida a palavra, a infalibilidade e a boa fé oficiais, muito menos quando transfiguradas em software. Menos ainda quando essa ``boa fé'' e ``infalibilidade'' são exercidas através da violação de mais de dez licenças de software livre.


Não acho que a receita seja o último reduto dos hnestos do país, nem que seu programa ou formas de transmissão sejam as mais seguras, mas tudo que foi
alegado para que a receita abra o código são suposições, que podem
concretizar-se, porém, como já dito, é mais fácil que isso ocorra quando
particulares manipularem o código.

Pergunte a um especialista em segurança computacional e ele dirá por que essa sua suposição de que código aberto seria mais vulnerável que código fechado é equivocada. Aliás, nesta trilha de mensagens, pelo menos um especialista em segurança computacional já refutou seu equívoco.

Você defende então que pessoas sejam forçadas a instalar e executar softwares nos quais não confiem, e/ou cujo funcionamento não possa ser inspecionado? E ainda que as pessoas sejam forçadas sem nenhuma base legal?

Mas, se você acha que não é importante que cidadãos defendam seus direitos e considera supérfluo que tenham controle sobre ações e documentos pelos quais respondam legalmente... :-\


Quando pedi o número do recibo somente queria comprovar o recebimento da
declaração, para que se tenha acesso às informações da declaração é
necessário certificação digital.

Disseram que ele está aqui a muito tempo e eu acabei de chegar para ficar
questionando-o, porém a receita já está ai a muito tempo, e frente a ela,
ele acabou de chegar.

E por fim, todos aplaudem, e com razão, o desenvolvimento do sl pelo
Alexandre e apontam-me como o demônio, ou troll, mas quem mais passou uma
declaração com o programa dele?

O próprio Alexandre Oliva garantiu a si próprio o direito de ter controle sobre software que age *em nome dele* no preenchimento de declaração de renda pela qual *ele* é responsável.

Além de defender a própria segurança e liberdade, Oliva gentilmente oferece a outros a oportunidade de defenderem também sua segurança e liberdade.

Seria isso criticável apenas com base na moda? É criticável o ato de um cidadão defender seus próprios direitos e ainda possibilitar a outros cidadão meios de defenderem também os seus, apenas porque alguém considere dispensável defender os próprios direitos, ou porque outros não se importam?

Até mais,
Hudson
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista:
http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a