On May 10, 2007, Rafael Evangelista <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> a idéia do copyleft é estabelecer uma cadeia de cooperação e
> compartilhamento.

BZZT ;-)

A idéia do copyleft é impedir que alguém cerceie a liberdade do outro
em relação ao código copyleft.

Cooperação e compartilhamento são conseqüências.

> qdo alguem inventou as tais 4 liberdades, as inventou com um
> propósito, que era sim estabelecer um sistema ético de trocas,

Não, isso foram outros que entenderam torto a mensagem dele.  Não tem
payback na GPL.  É payforward.  Não há troca, porque troca implica
cada um dá uma coisa senão a troca não ocorre.  Há respeito à
liberdade que, no caso do copyleft, é condicionado ao respeito à
liberdade do próximo.

Recomendo a leitura das três primeiras seções de
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/draft/gplv3-snowwhite.en, assim
como dos agradecimentos.

> certas empresas encontraram um meio de usar a criação coletiva e
> devolver muito pouco, ou devolver o quanto querem. pode não ser nada
> ilegal, mas julgo moral e eticamente condenável.

Então vamos ter que concordar em discordar, porque obrigar a
compartilhar não é uma opção nem moralmente nem economicamente
aceitável.  A liberdade de fazer modificações privadas é uma liberdade
fundamental.

> dizer qual é "o" objetivo primordial do movimento acho
> complicadíssimo.

Bom, estou falando sobre quem criou o movimento.  Por certo houve
divergências depois; alguns até deram outros nomes para deixar claro
que discordavam dos pontos essenciais mas queriam pegar carona nos
benefícios.

> o movimento é amplo, diverso, e com certeza vai além disso. não se
> reduz a advogar estritamente as 4 liberdades. isso, claro, não
> significa que se deva abdicar delas.

Mas advogar *contra* uma ou mais das 4 liberdades não pode fazer parte
do movimento do Software Livre.

Não é movimento do software compartilhado, ou do software público.  É
movimento do Software Livre.

Sei que Hipatia advoga pela liberdade e por algo mais.  Respeito e
apóio, enquanto não contraria as 4 liberdades.  A idéia de publicação
voluntária (em contraponto a distribuição individual) de fato
beneficia a sociedade.

Mas a idéia que você parece estar defendendo, de que a publicação de
modificações, ou mesmo o compartilhamento do software original,
devessem ser obrigatórios fere a liberdade de tal maneira que não
posso apoiá-la.

> de que adiantam as 4 liberdades se o código fica enfurnado no
> servidor?

Adianta para o dono do servidor, que é quem faz a computação.

> de que adiantam as liberdades se os principios éticos e de
> colaboração que estavam na cabeça dos que criaram a gpl podem ser
> subvertidos?

Como diriam os chineses, mu.

(Quer dizer, é impossível responder a essa pergunta porque as
 premissas dela estão erradas)

As liberdades adiantam por si sós.  Elas são o princípio ético.
Colaboração não é nem mencionada no GNU Manifesto nem na FSD.

No GNU manifesto, sharing (compartilhar, não colaborar) aparece como
exemplo da regra de ouro (tratar os outros como você gostaria de ser
tratado) e como um ato de amizade.

Na definição de Software Livre, diz que você deve ter a liberdade de
fazer modificações no software e usá-las em seu trabalho ou lazer, sem
nem mesmo mencionar que elas existem.

A conclusão, pra mim, é que compartilhar é uma coisa boa, mas não pode
ser obrigada.

Já colaboração, não faz nem sentido falar em forçar alguém a
colaborar.

É mais ou menos como a Europa tentando condenar a Microsoft a
colaborar com seus concorrentes.  Pra colaborar de verdade precisa de
vontade.  Quem não quer colaborar mas é forçado faz só o mínimo, se
tanto.

> ps: tiraram o reply-to lista?

Daqui parece que não :-(