On May 17, 2007, "Fabianne Balvedi" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> a. Charge for the Source Code to the Licensed Software, or Your
> Extensions, other than a nominal fee not to exceed Your cost for
> reproduction and distribution where such reproduction and
> distribution involve physical media."

> Tá manipulando o preço que o codeiro vai por no software, como assim?

De fato.  Mas (fazendo advogado do diabo) a GPL não faz a mesma coisa?

> Mas desconfio que não foi por este ítem que você colocou esta licença
> aqui. Pelo que eu entendi, ela "exige" reciprocidade, e isso a torna
> não-livre também, é isso?

Isso.  Obrigação de compartilhar é fundamentalmente incompatível com a
noção de Software Livre.

> Claro que compartilhar muito tb pode trazer prejuízos, como por
> exemplo, limparem a tua conta por vc compartilhar tua senha :P

Ou invadirem seu site porque você compartilhou a modificação que vc
fez pra aplicação web ter acesso à base de dados, contendo a senha de
acesso ;-)

> Mas quem não contribui com
> nada, ou seja, não compartilha idéias, patches, documentação,
> conhecimento, algoritmos, documentação, tradução, seja lá o que for,
> por mínimo que seja, não faz nada a não ser sugar, eu realmente não
> consigo ver isso como outra coisa que não uma forma de parasitismo.

Vou só lembrar do exemplo da fonte de água: parasita é o que envenena
a fonte, comensal é o que só bebe da fonte, sem ajudar a mantê-la
limpa.

Até dá pra construir um argumento de que o comensal devia ajudar a
manter a fonte limpa, que tem uma obrigação pelo menos moral pra isso,
que se ninguém fizesse isso ele ia se ver em maus lençóis, que pode
sobrecarregar os que limpam a fonte e tudo mais.

Pra mim essa é exatamente a forma de descrever o comportamento dos
aproveitadores do Software Livre.

É que nem aquele morador virtual da república de estudantes, que mora
de verdade na casa da namorada e que, por nunca estar em casa, nunca
ajuda na faxina.

A pergunta crucial para distinguir o comensal do parasita é: você,
hospedeira ou outra comensal, estaria melhor sem ele?  Não ajudar
(mesmo se aproveitando da situação) é diferente de atrapalhar.  É essa
a diferença entre comensalismo e parasitismo.