Caros amigos,

Sou aluno da área de informática da usp de são carlos, e este curso de
graduação possui alguns seminários e workshops em que foram divulgados
as idéias de software livre.

Trabalho com linux há um bom tempo, mas de fato até uns meses atrás
não me interessava pelo assunto (software livre como política).
No entanto, li as entrevistas do Stallman e pesquisei bem e entendi a
idéia política de liberdade que o conceito trás.

O fato é o seguinte. Eu desenvolvo alguns sisteminhas utilizando linux
(minis linux com aplicações específicas). Disponibilizo estes sistemas
para demonstração, quem usa e gostar emite um boleto bancário e libera
o restante do sistema (uma espécie de licença). Toda a documentação
está online, de forma que não há contato entre os usuários e eu.

Eu não tenho condições de realizar suporte (tempo por causa da
faculdade e também não há necessidade), logo o dinheiro que recebo vem
apenas das licenças.

O problema é que estou pensando em formas de modelar meu pequeno
negócio ao modelo de software livre, visto que utilizo kernel linux,
aplicativos gnu, etc.. todos livres... mas o sistema que vendo é
fechado no final...  até agora não consegui uma forma de adotar modelo
livre sem que isto afeta o dinheiro pra bancar o serviço.

Gostaria da opinião de vocês, que já possuem experiência com modelos livres.

Qualquer contribuição é bem vinda,

Obrigado,
Ricardo Marcacini.