On Nov 23, 2007 12:09 PM, Ricardo Marcacini <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Minha dúvida era formas de aplicar software livre em negócios...
> parece que apenas comunidades sem fins lucrativos ganham com isso...
> ou empresas que trabalham com suporte... ou então empresas que vendem
> uma versào livre meio boca e a versào boa é fechada... estou errado?

Hoje é mais ou menos assim, mas é aí que está o dinheiro. Ao menos que
o seu sistema tenha algo de realmente especial, é capaz de em breve
ter algo disponível que faça a mesma coisa, e isso ameace você, você
liberando ou não o código.

Se eu fosse você, eu continuaria estudando o mercado e me esforçando
bastante para entrar na parte lucrativa do software livre. Não que
seja mais fácil, é que é mais sustentável e você tem menos chances de
perder seu ganha pão.

O seu negógio já está em risco, várias software houses abrem e fecham
todo dia por oferecerem produtos sem rosto e não conseguirem se manter
competitivas.

Você também pode dar suporte para o sistemas dos outros (livres e
clamando por suporte local), enquando libera o seu proprio código,
ganha conhecimento e prestígio. Isto vai abrir portas para você. Então
você devolve o que você faz, e ninguém morre de fome.

As vezes você não ganha dinheiro com seu próprio código durante
bastante tempo, mas ganha com o código dos outros, que já está pronto
e pervasivo. Até o tempo que você, a comunidade e seus usuários
freeloaders deixam a sua aplicação num ponto que você vai pegar todo
mundo da sua região, onde sua vista alcançar, e o $$$ vai entrar. É
claro que você não vai poder cobrir todo o planeta, e mais gente vai
poder ganhar dinheiro com a sua solução, pois é assim que a coisa
funciona mesmo seja no modelo livre ou no proprietário. Você programa
para os outros e depois para você e depois os outros programam para
você. Tudo natural.

--
Opções desconhecidas do gcc:
  gcc --bend-finger=padre_quevedo