On Dec 10, 2007, Olival Gomes Barboza Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Acho difícil q a IBM e a Novell, por explo, não detenham várias
> patentes "básicas" para uma série de patentes q estão na mão dos
> trolls.

E daí?  Isso não invalida as patentes dos trolls, nem faz com que eles
precisem pedir permissão pra eles antes de processar alguém.  Os
trolls podem ganhar processos contra qualquer um que implemente suas
patentes nos países em que as patentes sejam válidas, e qualquer
licença que eles concedam não implica uma licença para implementar as
patentes "básicas".  Isso é mais uma das diferenças entre direito
autoral e patentes que parece que pouca gente conhece.