On Dec 11, 2007, "Pablo Sánchez" <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Até hoje, não conheço uma versão satisfatória de software livre
> leitor de tela.

Err...  Você tem condições de avaliar?  Tipo, achei que você fosse
vidente.

> Já vi esta discussão inclusive várias vezes nesta lista indicando
> diversas soluções, mas não conheço um deficiente visual que tenha
> ficado satisfeito

Tive oportunidade de assistir à palestra de
http://www.sesol.ufc.br/sesol3/Main/TiagoCasal no SESOL3, em
Fortaleza.  Lá vi bastante do DOSVOX, que lamentavelmente parece que
não é Livre, mas parece que o ORCA é bastante satisfatório para quem
precisa dele.  Fora isso, ainda tem brltty (que exige hardware
específico), emacspeak (leitor de tela dentro do "sistema operacional"
Emacs :-) e speakup (módulo do Linux).

Sei que já teve até gente sem o sentido da visão que já obteve
certificação Red Hat, e isso exige aprovação nas provas práticas, sem
a instalação de qualquer software adicional.

Então, que dá, dá.  Mas inércia é inércia...  Se usuários típicos de
MS-Windows têm dificuldade para achar os ícones do IEca e do Word num
GNU/Linux, e por isso concluem que o sistema é uma droga, não há razão
para supor, em princípio, que não-videntes típicos vão ser muito
diferentes.

> mas convenhamos, se não há uma solução técnica aceitável, o que
> fazer?

Criar uma.  Usar o que é moralmente inaceitável só porque não existe
algo pronto que seja moralmente aceitável não é moralmente correto.

> Mas temos que compreender que não há uma solução descente em SL para
> a questão.

Cadê a evidência concreta?  Os dois não-videntes que você conhece
provam alguma coisa?  Será que são evidência mais forte que os 3
co-palestrantes no SESOL?

> Quando houver, aí sim, vamos tacar fogo nas licenças do Windows.

"Onde você quer ir hoje" tacar fogo nas licenças do Windows? ;-)