Marcus Vinícius,

E o caso do software (que inclusive fica menos OT), se assemelha mais à música ou ao livro? Observo que tanto o software, como o e-book, como as músicas podem ser disponibilizadas em P2P sem a autorização do autor/detentor dos direitos. E como separar o joio do trigo? Só se existisse algo como "DRM do bem"...

[]s

----- Original Message ----- From: "mvbsoares" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "psl-brasil" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Cc: "psl-brasil" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Sent: Monday, February 25, 2008 12:25 PM
Subject: Re:[PSL-Brasil] [OT?] Fw: Distribuição do livro "O Segredo" em blogs, e-groups...

Olá pessoal,

Na minha modesta opinião, quando se usa o P2P, apenas retira-se intermediário, que é o editor, e coloca-se outro intermediário, que é o supostamente bem-intencionado replicador gratuito.

No segundo caso, cópias chegam aos usuários sem a autorização dos autores e, pior, sem a justa contra-prestação pelo esforço de, no caso abaixo, escrever o livro (até onde eu sei, o livro abaixo não é licenciado sob GPL, LPGL, BSD ou qualquer outra licença, ou seja, a cópia é ilegal, não ?) Ou seja, no P2P está havendo apropriação indébita do conteúdo sem o tão propalado intermediário que 'ganha para copiar', pois o copiador nada ganha para copiar, não ?

Diante disto, minha pergunta é: suponhamos que todos os livros sejam Creative Commons, com preservação de autoria, com livre cópia sem alteração e sem fins comerciais. Como os autores vão sobreviver se, diferentemente de uma banda de rock, o trabalho deles é **justamente** escrever, ou seja, não há como o autor fazer uma apresentação ?

Aguardo retorno.

Fortes abraços,

Marcus Vinicius.