On 29-03-2008 07:02, [EMAIL PROTECTED] wrote:
> Nao vejo problema algum.

        No quê, _exatamente_?

> A MS existe pq existem pessoas que compram/pirateiam/utilizam seu SL e
> agregados.

        Quando a MS começou a lançar SL? (SL == Software Livre)

        A MS existe porque é uma empresa e faz dinheiro com isso,
seja na bolsa, seja com práticas ilegais, seja com suor e muito
trabalho, justificar a demanda da existência é argumentar no
nível errado do problema.

> Cada um deve ser livre para utilizar o que bem desejar.

        Isso não é um argumento consistente. As pessoas não são
livres para andar peladas pela rua porque elas seriam presas,
em muitas de nossas sociedades atuais as pessoas não são livres
para utilizar (ou não) que elas bem desejarem. Software é um
sub conjunto disso e há impactos éticos, legais e morais, além
dos impactos técnicos.

> Apesar de eu e minha familia toda, inclusive as criancas sermos 100% SL,
> seria uma incongruencia "jogar pedras" nas escolhas e iniciativas dos
> outros, afinal é pra isso que existe o livre arbítrio.

        A indignação da Fabs não está no fato de eles estarem
organizando/realizando uma palestra técnica, a indignação dela
está no ato de chamar isso de "Install Fest", porque a idéia de
"Install Fest" está intimamente ligado ao mundo do Software
Livre. Quem garante que não houve má-fé em usar o nome para
criar uma ilusão em quem lê e não está bem informado? Vindo da
MS isso não parece ser um "ooops... usamos por engano, não foi
por mal".

> [...]
> filosofia de liberdade. Todos devem ter liberdade para usarem o que
> quiserem, agora, se concordamos ou nao com o que usam, é outro assunto, e
> no meu ponto de vista nao agrega em nada esta discussao.
> Seria muito mais produtiva uma visita a esta install fest para "arrecadar"
> o pessoal do pentium II que nao vai rodar o Vista nem com reza braba para
> experimentarem o Linux.
> Em véspera FLISOL, é uma acao bem mais produtiva do que o julgamento se
> é correto ou nao a acao da empresa que esta organizando a instalacao.

        Então não se trata de julgar alguém ou de condenar
as práticas desleais da Microsoft, o que seria interessante
é aproveitar o tópico e organizar uma participação no evento
com presença em massa de pessoas de SL que possam fazer as
perguntas chave durante o evento e estar presentes com CDs
e itens alternativos, dentro da lei, para mostrar às pessoas
que há alternativas. Neste caso o evento aconteceu hoje, mas
não deve ser o último, para os próximo eu diria:

 * Contatar os Centros Acadêmicos e o pessoal da PUC sobre o
   evento para obter mais informações

 * Inscrição em massa das pessoas da cidade e participação
   com camisetas e material impresso para divulgação de
   alternativas livres e questionamento técnicos, éticos e
   morais

 * Divulgação de eventos como o FLISOL

 * Movimentação e articulação sem fazer propaganda gratuita
   pra eles, ou seja, vamos ter que criar uma forma indireta
   de preparar-nos para o evento sem divulgar ainda mais o
   evento deles.

 * Falar sobre: blogs, fóruns, listas e outros mecanismos de
   forma a proporcionar publicidade negativa pelo mau uso do
   termo "Install Fest".

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)