Ricardo,

O problema que eu vejo de várias dessas iniciativas são justamente o
oportunismo. Teve muita gente que embarcou na criação do IDSL
(Instituto de Desenvolvimento de Software Livre - www.idsl.org.br) só
por oportunismo, e foi nessa que dançamos, porque todo mundo só queria
saber de conseguir ganhar dindin por fora usando o nome e o fato de
ser ONG, e ninguém quis trabalhar de verdade pelo Instituto. Como não
se faz um Instituto com um homem só, já viu né? Estamos no limbo até
hoje. Inclusive surgiram várias propostas para colocar o IDSL como uma
instituição certificadora de padrões abertos e tudo mais, mas não era
o foco, até porque eu nunca quis que acontecesse de sermos marcados
como "oportunistas", e sim como uma instituição formentadora de
pesquisa. Atualmente ajudamos o grupo PHPDF e a revista PHP-Magazine.

Eu pessoalmente vejo todo o mercado de certificação como uma grande
oportunismo, seja proprietário, seja livre, é mais uma forma de lucrar
que a mim não me apetece. A única certificação que tenho, fiz porque
meu empregador solicitou e não gastei um centavo. Para mim, fiz apenas
para ver como eu estava dentro do mercado, e descobri que vou muito
bem, ufa! Vejo que existe todo um mercado voltado para a questão de
certificação que de maneira geral tenta vender a idéia de "ei, vc não
precisa uma formação, basta uma certificação" e assim temos um bando
de pessoas que não são profissionais, pesquisadoras, e nem tem
formação para tal, desenvolvendo sistemas que se apresentam como um
verdadeiro desastre tecnológico. Pode parecer cinismo ou hipocrisia
pois eu tenho uma certificação, mas como disse não a tirei por querer,
foi quase uma imposição, e aceitei porque, sinceramente, para mim é só
mais um pedaço de papel. Se com 8 anos de experiência em PHP e 2
cursos superiores eu não conseguisse passar numa prova dessas,
realmente não mereceria estar onde estou nem ter o salário que tenho.

Legalmente o IDSL é real, fazemos declaração de IR (como todo o dindin
que entra sai do meu bolso para pagar o contador, não tem patrimônio
nem movimentação praticamente) e tudo mais. Pena que a idéia se perdeu
por eu não ter conseguido pessoas inovadoras para me acompanhar...