2008/6/11 Fabricio Solagna <[EMAIL PROTECTED]>:
> Convidamos a todos para sexta-feira, dia 13 de junho, as 9:00 Auditório do
> ILEA, Campus do Vale,

Será em POA, mas será que tem como alguém mandar a gravação da mesma?

> Para a Palestra da antropóloga Gabriella Coleman, professora da New York
> University (NYU)

Falei hoje com um colega, SL é interdisciplinar tem o 'S' e o 'L',
pessoal de exatas entendem bem o 'S' e o pessoal de humanas entendem
bem o 'L'.

Por isso compreendi melhor o SL quando fiz um mestrado voltado para
Educação, pessoal de exatas, eu recomendo fazer um curso de humanas
;-)

> Revoluções Silenciosas:
> O Irônico Surgimento do Software Livre e de Código Aberto
> e a Construção de uma Consciência Legal Hacker

Sobre a consciência hacker, acho que poucos do PSLs e outras
comunidades sabem o que é ser hacker. Liberdade do conhecimento,
ausência de hierarquia e títulos ainda é visto com preconceito,
principalmente em alguns setores conservadores de academias e
empresas. Interessante é que sinto que naturalmente os jovens são
hackers, mas quando vão entrando em instituições conservadoras, estes
valores são perdidos :-(

Penso que é importante sabermos um pouco do que somos, para mantermos
nossa identidade e nossos valores.

> A palestra oferece uma análise antropológica e histórica do surgimento da
> comunidade de software livre e de código aberto, procurando mostrar como, ao
> longo de duas décadas, hackers e entusiastas do software livre garantiram
> para si um domínio de autonomia legal para a produção de software.

Não somente autonomia, mas também ajudando a ampliar o conhecimento .
Recentemente uma aluna de artes fez uma palestra no FGSL:

"A ética hacker e a contribuição para a ampliação do conhecimento"

Ela falou da importância dos hackers na denúncia de crimes contra os
direitos humanos na guerra de Kosovo.

> [...]
> foco, será discutida uma nova prática social de produção de tecnologia que
> fornece uma nova visão de mundo insurgente e que desafia as justificativas
> neoliberais que animam a expansão das leis de propriedade intelectual.
>  Nesta discussão, ao invés de oferecer histórico abrangente, serão
> apresentados exemplos selecionados da história do movimento de software
> livre e da globalização das leis de propriedade intelectual, com vistas à
> caracterização da prática de produção, distribuição e utilização de Software
> Livre e de Código aberto nos Estados Unidos.

Acredito que os valores hackers podem ser utilizados em qualquer
produção de conhecimento (software, música, material didático, etc).
Como empresas se baseiam cada vez mais no conhecimento que ela absorve
e produz, acredito que consultorias devem surgir para que empresas se
adaptam a formas mais dinâmicas de produção de conhecimento, tornando
as empresas mais ágeis. Por enquanto é só especulação ;-)

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
http://akira.sistemasabertos.com.br