2008/6/27 Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <[EMAIL PROTECTED]>:
> É como se uma cidade que foi criada em volta de uma minha de outro
> precisasse ser reabastecida de outro depois que a mina exaurisse, para que a
> economia da cidade não entrasse em colapso.

Bonito discurso, Glauber.

Mas você esquece que nós moramos, usufruimos e dependemos dessa cidade.

> Tem coisa que é melhor a própria economia decidir o que sobrevive e o que
> não sobrevive. Da mesma forma que a tecnologia cria mercados, ela os
> destrói. Quem explora uma mina deve saber a hora de procurar outra. Empresas
> abrem e fecham, mas o dinheiro geralmente circula pelos mesmos bolsos (os de
> quem sabe investir).

Se não fossem os subsídios, lugares remotos e pouco povoados não
teriam qualquer comunicação que não rádio de ondas curtas. Movidos a
energia gerada localmente, porque não compensaria levar energia até
lá. Nem estradas.

> As vezes nem é questão de procurar outro mercado, mas de reajustar os preços
> e os modelos mesmo. Querer que a tecnologia não avance (porque vai
> prejudicar X ou Y) é o mesmo que pedir para o fogo não queimar. Aí as
> gravadoras ficam se fazendo de coitadinhas e querendo o dinheiro alheio para
> manter seu prórpio monopólio - depois de já terem sido saudáveis, por que
> estão sendo "ameaçadas pelo avanço tecnológico".

Eu não disse que tem que manter, não disse que tem que aumentar, não
disse que tem que reduzir. Disse que a sociedade precisa pensar a
respeito, porque talvez haja investimentos pesados a fazer na
infra-estrutura para que as nossas previsões de futuro sejam possíveis
e o negócio tem que ser economicamente viável.

Não tenho a menor idéia se os nossos backbones estão adequadamente
dimensionados para suportar a inundação de áudio e vídeo que os
futurólogos prevêm e sinceramente espero que as telcos não sejam as
únicas a ter essa informação.