On Sat, 2008-06-28 at 12:59 -0300, Claudio Prado wrote:
> Não seria bom que se garantisse, pelo uso das ferramentas digitais os
> direitos dos criadores??

Eu acredito que sim. A grande questão é que a maioria das soluções
possíveis (ou pelo menos levantadas até hoje) faz muito mais que
garantir o direito dos criadores: em geral essas tecnologias são
proprietárias, exigem assinaturas de entidades centralizadas e impedem
que uso legítimo do hardware, software ou conteúdo que não esteja
'assinado'.

Exemplo: suponhamos que eu tenha gastado uma grana em um monitor gigante
alguns anos atrás. Se hoje eu instalo Windows Vista e tento tocar um
filme classificado como conteúdo 'premium' protegido por DRM a imagem
vai ficar uma droga, porque meu monitor não tem o chipzinho necessário
para garantir que não será feita cópia e o Windows se nega, portanto, a
dar para o monitor a imagem de alta definição.

http://www.cs.auckland.ac.nz/~pgut001/pubs/vista_cost.html

Se a tecnologia em questão garantir os direitos dos criadores sem
limitar de forma alguma meus próprios direitos, não vejo razão para que
não exista; eu acho que tal tecnologia é extremamente difícil de ser
criada, no entanto, seguindo essa premissa, e não fazendo com que o
computador fique inusável de tão lento.

> Isso seria sim o fim das intermediações espúrias que não agregam
> valor>>>

Sim, mas talvez para um problema dessa natureza tecnologia não seja a
melhor solução.

Abraço,

--
Gustavo Noronha Silva <[EMAIL PROTECTED]>
Debian Project