On Jul  2, 2008, Alexandre Oliva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Pois ontem sentei pra ler a versão do projeto do Azeredo anexada ao
> parecer da CCJ, publicada no site da Safernet, antes de escrever o
> artigo que publiquei ontem e mencionei aqui há pouco.
> http://fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2008-07-01-do-celular-direto-pra-cela.pt

http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2008-07-05-surpresa,-sou-contra.pt

Engraçado...  Uma porção de gente tem escrito pra mim perguntando se
sou favorável ao substitutivo do projeto de lei 89/03, do sen Azeredo.
Nos últimos dias, escrevi (além deste) 4 artigos a respeito: 3 deles
com duras críticas ao projeto, 1 deles fazendo ponderações a outras
críticas e comentando alguns avanços.  Além disso, escrevi um curto
anúncio fazendo referência às minhas críticas:
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2008-07-01-do-celular-direto-pra-cela
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2008-07-02-navegando-pro-xadrez
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2008-07-04-novos-crimes-absurdos
http://www.fsfla.org/svnwiki/blogs/lxo/2008-07-02-ponderando-crimes-digitais
http://br-linux.org/2008/mais-comentarios-sobre-o-projeto-de-lei-de-crimes-ciberneticos/

Curiosamente, sites como
softwarelivre.org <URL:http://www.softwarelivre.org/news/11692> e
vermelho.org.br <URL:http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=39868>
publicaram apenas um dos quatro artigos, justamente o "ponderando
crimes digitais".  Pior: publicaram-no usando o título "do celular
direto pra tela", um artigo em que eu de fato fazia críticas mais
duras.  Pior: removeram a referência ao artigo mais crítico, em
desconformidade com as permissões concedidas para os textos publicados
no blog.
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2008-July/023864.html

Agora, meus amigos me escrevem perguntando se eu acho mesmo que o
projeto é bom, e eu tenho que explicar que de fato houve avanços; que
de fato algumas das críticas que o projeto tem recebido já foram
resolvidas, mas que '''isso não quer dizer que o projeto ficou bom!'''

Muito pelo contrário.  Continua horrível.  Um dos problemas, cuja
ironia pretendida evidentemente não ficou clara (mea culpa), é que eu
tentava dizer que a oposição ao projeto precisava de um novo foco,
pois alguns aspectos em que ainda batiam já haviam sido corrigidos,
enquanto outros aspectos mais sérios pareciam relegados ao descaso.

De outro lado, conforme perguntei ao final do artigo publicado, eu
mesmo não havia percebido algumas interpretações possíveis do projeto
de lei, profundamente ambíguo e escrito com palavras excessivamente
amplas.

Bastante gente parece que percebeu algumas dessas interpretações
alternativas do projeto de lei mais ou menos ao mesmo tempo.  Eu mesmo
escrevi pouco depois a respeito delas, e em seguida descobri que
juristas ilustres compartilhavam dessas preocupações, tais como os
diversos professores de direito da FGV, que prepararam o parecer
<URL:http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/attachments/20080704/f0dbed15/Comentarios_FGV_RIO-0001.pdf>
publicado por acessor do senador Aloizio Mercadante, e pelo Omar
Kaminski, advogado com quem tenho maior contato pessoal.
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2008-July/023939.html
http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2008-July/023949.html

Peço encarecidamente aos que publicaram o artigo mais ponderado que
(i) corrijam seu título, (ii) adicionem a essencial referência ao
artigo mais crítico removida do final do primeiro parágrafo e, (iii)
se possível, publiquem também os outros artigos a respeito, para não
conferir aos leitores a impressão (errada) de que considero o projeto
tolerável.

Reitero vários dos problemas do projeto, muitos deles mencionados no
artigo mais ponderado, outros mencionados nos demais artigos
relacionados:

* policiamento por parte de provedores

* restrições à livre expressão

* criminalização das vítimas de estelionato

* criminalização da navegação na Internet

* criminalização das vítimas de código malicioso

* criminalização da posse de fotografias familiares e de revistas e
filmes eróticos adulto

* criminalização da denúncia, preservação e apresentação de provas
judiciais em crimes de pedofilia

* criminalização da pesquisa e investigação sobre a forma de
propagação de código malicioso, mesmo em redes controladas

* criminalização de usos de obras criativas hoje permitidos pela lei
de direito autoral, assim como da alteração de equipamentos
eletrônicos que imponham restrições técnicas incompatíveis com essas
permissões

* criminalização da interrupção programada do serviço de acesso à
internet

Precisa dizer mais?  Tendo eu detalhado tudo isso, daria mesmo pra
imaginar que sou favorável ao projeto?

Até blogo...

FSFLA Board Member       ¡Sé Libre! => http://www.fsfla.org/