2008/8/6 Ricardo Bánffy <[EMAIL PROTECTED]>

> Eu gosto de opiniões contrárias e de posturas reacionárias. É o
> espelho nos mentém honestos. Se isso aqui virar uma câmare-de-eco em
> que todos concordam e todos repetem as mesmas idéias de novo, de novo
> e de novo em uma mutuamente reforçada unanimidade, esse espaço deixará
> de ter uma razão de existir.
>
> Ou, pior, haverá uma forte razão para ele deixar de existir.

Verdade.

Apesar de nunca ter visto uma única discussão aqui terminar com todo mundo
concordando. Na maioria das vezes termina quando todo mundo já expôs seu
ponto de vista claramente (e não tem mais o que acrescentar a discussão).

Por isso que a relevância de uma thread não é medida pela quantidade de
posts. As maiores threads são aquelas onde o assundo gera debate, não
exatamente as que foram consideradas mais importantes.

A homogeneidade, quando é autêntica, não faz mal (ninguém vai fingir que não
concorda só para agitar as coisas). Ruim é quando alguém tem uma opinião
diferente e não a expõe só para não contrariar o senso comum, já que uma
opinião diferente pode ter sido originada de um ponto de vista privilegiado
(e que perdemos a oportunidade de compartilhar).

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: [EMAIL PROTECTED]