On Jan  2, 2009, "Fabianne Balvedi" <f...@estudiolivre.org> wrote:

> Ok, mas desde quando usar o copyright a nosso favor significa
> ater-se a apenas um conjunto de licenças?

> Afinal qual é o problema em se ter alternativas?

Num nível micro (por projeto), não há problema algum.  Se a licença
respeita as liberdades essenciais do usuário, tá tudo certo.

O problema aparece num nível macro, quando alguém gostaria de reutilizar
trechos de código de diversos projetos num mesmo programa, mas não pode,
por causa de incompatibilidade entre as licenças.

Quanto mais licenças houver, maior a chance de que, ao tomar dois
trechos de código ao acaso, a combinação deles não possa ser criada ou
distribuída sem desrespeitar condições de pelo menos uma das licenças.

Essa é uma das razões do sucesso da GPL: enquanto licença copyleft mais
forte, ela era um ponto de convergência, um "receptor universal" de
código Livre, pelo menos antes de começarem a aparecer licenças que
tinham como intenção não só adotar um copyleft mais fraco, mas minar a
força de convergência da GPL, adotando condições intencionalmente
incompatíveis com as da GPL.

Não só não deu certo como os próprios idealizadores desse plano hoje
entendem que foi uma idéia idiota, que continua trazendo dificuldades
até hoje.

O que não quer dizer que só deva haver copyleft forte.  Licenças mais
permissivas podem ser desejáveis também, dependendo do caso e da
intenção do autor.  O que atrapalha não é a permissividade ou a força do
copyleft, é a incompatibilidade, que acaba impedindo combinações
desejáveis e úteis, limitando o gozo das 4 liberdades.

Acho que já rascunhei algo um pouquinho relacionado em
http://fsfla.org/blogs/lxo/draft/forking-and-license-patching mas tenho
um outro texto no forno que trata desse assunto com um pouco mais de
profundidade, que escrevi pra um livro que deve ser publicado em breve.