2009/1/27 Glauber Machado Rodrigues (Ananda) <glauber.rodrig...@gmail.com>

> [...]
> tentar tudo (montar o /var e o /home no cartão SD, etc) a melhor solução foi
> deixar o SO instalado todo no cartão SD (minimamente) e montar uma máquina
> virtualizada com virtualbox num hd externo de notebook para os programas que
> ocupam mais espaço e montar o /var/cache/apt para esse hd externo também
> (para ele poder fazer atualização de versão tranquilamente sem faltar espaço
> - mas você sempre vai precisar ter o hd plugado quando for instalar alguma
> coisa).
>
> Então para mim o problema é espaço em disco mesmo...

Particularmente penso em netbooks como uma ferramenta complementar de
trabalho, Ananda...

Pretendo comprar um para quando em viagens possa fazer alguns ajustes em
apresentações ou coisa do tipo, sem falar na segurança maior em usar memória
flash em movimento (imagina você usando um disco normal em uma viagem para o
interior do Ceará, a gente chega lá sem disco =p). É impossível hoje em dia
trocar o notebook convencional ou um PC por um netbook, o que acho que
deveria ser levado em consideração é o propósito de uso...

Para mim seria:
1 - Ajustes de última hora em trabalhos durante viagens
2 - Usar para projetar apresentações em projetores
3 - Usar quando estou indo para algum canto menos seguro e preciso andar com
algo menor que um notebook gigante numa mochila gigante que diz "Eu tenho um
notebook". (Netbook coloca-se em qualquer mochila, joga num case e prende
com algo... Não dá nem trela...

Creio que vai de acordo com as necessidades de cada um. Quanto ao espaço,
existem ai pendrivers de 8, 16, 32 gigas custando cerca de 150 reais...
Compra-se dois para backup e sairá mais barato (e ocupando menos espaço) do
que um HD externo, sem falar que no ebay vc acha memória flash para eeepc
com uma boa capacidade...

Mas é questão de ponto de vista mesmo, vejo a flash como uma grande
aliada...

Abraços,
Gil