Eu mais ou menos resolvi o problema mudando a densidade da tela para
72 dpi. As fontes e as barras ficaram menores e tudo passou a caber
bem melhor. Colocar os botões do Gnome para esconder as barras é outra
necessidade e, por fim, quando estou em casa, eu ligo o micro em um
segundo monitor. Compiz está dando uns paus esquisitos com duas telas
(https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-video-intel/+bug/302227),
mas nada que impossibilite o uso.

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com