On Feb  1, 2009, Peter Senna Tschudin <peter.se...@gmail.com> wrote:

> Mas será que para o usuário brasileiro típico não é mais importante
> ter o flash player da Adobe do que estar rodando 100% software livre?

Com gnash e swfdec funcionando tão bem quanto funcionam?

E, se esse seu argumento vale alguma coisa, como justificar parar no
flash player, e não instalar um monte de outros Softwares não-Livres
também, até um sistema operacional inteiro?

> Quantos realmente sabem o que se passa?

Educação (no sentido de formação) é um direito humano.  Se não sabem,
têm o direito de saber.

> Mas e o exemplo do Flash? Será que um usuário brasileiro típico não
> acha que a falta de liberdade está em não poder ver conteúdo em Flash?

Se alguém acha tão importante assim, não há ninguém impedindo de
instalá-lo.  Daí a querer que o Ubuntu (ou qualquer outro) ajude a Adobe
a tolher a liberdade dos usuários, a distância é grande.

> E no caso do Ubuntu, quantas pessoas se deparam com problemas práticos
> causados pelo software não livre embarcado?

/me levanta a mão, não especificamente no caso do Ubuntu, mas de outras
distros e firmwares fornecidos por fabricantes de hardware que
lamentavelmente tive oportunidade de usar.

> Quem quer comprar conforto não está preocupado com liberdade. Esse
> escolheu ser feliz e viver a ilusão. Ele não quer ser livre. Nem sabe
> o que é isso.

E, como escrevi, pode até ser feliz, até que a liberdade perdida seja
usada para tomar-lhe o conforto de volta.  Aí fica sem os dois.  Já
dizia Benjamin Franklin: quem sacrifica uma liberdade fundamental por
uma segurança temporária não merece nem a liberdade nem a segurança.  E,
complemento eu, acaba sem as duas.

> Para ser feliz, basta deixar que pensem por você, que decidam por
> você.

Só funciona enquanto decidam de acordo com suas preferências, enquanto
respeitem seu conforto.  Sem liberdade, no momento em que deixem de
respeitar, você não conseguirá nem batalhar pra conquistá-lo de volta.