On Mar  6, 2009, Cristiano Furtado <jasonnfed...@gmail.com> wrote:

> Até onde eu sei o Fedora é 100% fora de patentes.

Dois problemas nessa afirmação, dentro do contexto da discussão.

Primeiro, não é verdade.  Há um monte de software no Fedora que
implementa patentes.  Eu mesmo sou o inventor de uma dessas patentes.

Fedora evita algumas patentes conhecidas de titulares particularmente
litigiosos, por orientação da Red Hat, para reduzir seu risco legal, já
que a Red Hat é a responsável jurídica pelo Fedora.

Segundo, se tem patentes ou não, praticamente não tem relação com ser
Software Livre ou não.

A existência de patentes não torna o Software não-Livre, assim como a
existência de direito autoral não torna o Software não-Livre.  É o
respeito do titular, seja da patente, seja do direito autoral, seja de
qualquer outro poder de exclusão jurídico ou técnico, pelas liberdades
do usuário, que faz com que o usuário (e por conseguinte o Software)
seja Livre.

E Fedora, infelizmente, não é 100% Livre.  Fedora inclui diversos
programas não-Livres, desde os firmwares destinados a executar em
dispositivos periféricos até os microcódigos que configuram o próprio
processador.

Diversos deles são empacotados isoladamente, mas mesmo assim não é
possível sequer criar um Spin 100% Livre do Fedora, porque o Linux não é
Software Livre.  Existe uma variante do Linux, chamada Linux-libre, que
é Livre, mas o Fedora faz questão de não oferecê-lo nem como opção.

:-(