On Jun  2, 2009, "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com> wrote:

> Ok, 46 mais jurisprudência. [citation needed]

*Você* precisa de uma referência pra lei 9610?!?

> Ah tá, você está falando que violar direitos autorais segundo a
> legislação vigente, dentro do Senado, pode.

Não.  Estou falando que o que um montão de gente acredita que é violação
de direito autoral não é.

Onde, na lei, diz que não pode emprestar CD ou DVD pros amigos?  Que
eles não poderiam ouvir ou assistir sem ter pago a ninguém?

Onde, na lei, diz que NÃO pode fazer cópia de reserva?  Sei que a lei 9610
autoriza, sem sombra de dúvida, a cópia de pequenas porções em alguns
casos, mas cadê a proibição da cópia integral?

> Primeiro, você precisa descobrir a diferença entre
> violação cível e crime.

Acho que quem precisa descobrir essa diferença primeiro é a Indústria do
Pãnico, que vem tentando cada vez mais criminalizar (tornar questão de
ameaça pública) o que ela entende como afronta aos seus intersses
(questão cível).

> Depois, precisa saber que existem, ou deveriam existir preceitos
> éticos para nortear os passos dos representantes populares.

Conceder aos amigos acesso às obras que se tenha, mediante empréstimo de
CDs ou DVDs, é violação de algum preceito ético?  Ou seria a proibição
disso que seria?