On Jun  3, 2009, Olival Gomes Barboza Júnior <olival.jun...@gmail.com> wrote:

> Leia abaixo o texto da lei. Se os itens I, IX e X não dizem isso,

Aí é que entram jurisprudência e limitações aos direitos autorais.

Por quanto tempo a obra tem de estar armazenada em computador para ser
considerada uma cópia?  (estão discutindo isso *agora* nos EUA)

Que significa armazenar num computador?  Se você coloca o DVD dentro do
gabinete do computador, a obra está armazenada nele?  Se carrega no
drive, está armazenada?

Se você executa a obra num computador, a partir da mídia, e o vídeo e o
áudio tocam num aparelho noutra sala, há alguma violação de direito
autoral?

Imagine que o primeiro computador é um DVD player e o segundo é uma TV
digital, só pra ver se faz sentido.

Agora, se não há problema algum nisso, se os usos aí são perfeitamente
legítimos, qual mesmo é o suposto dano sofrido pelos titulares quando o
computador de tocar DVDs fez um cache no disco rígido, mesmo?

>    Eu acredito que não.

Não pra primeira alternativa ou pra segunda?

> Mas, acho que é forçar a barra (e a ética) dizer que TODO MUNDO que
> acessa um arquivo compartilhado na Internet é meu "amigo".

Não estamos falando disso, mas de amigos e colegas de trabalho.

Estender daí pro caso geral, uma vez que esteja demonstrado que o
suposto dano é inexistente, é um passo muito menor.

> E dizer que isso é a mesma coisa que manter supostas "cópias de
> segurança" é insultar a inteligência de quem faz a doutrina do
> assunto.

Quem faz a doutrina do assunto anda esquecendo que o propósito das leis
é promover o interesse da sociedade, o propósito original do direito
autoral.