E porque não?

O bacana do iPaid é o hardware, ter uma telinha sensível ao toque
daquele tamanho e com aquela portabilidade. O OS eu não quero. Quero
um OS livre.

Então para que instalar outro OS? Para ter liberdade! Só isso. Mas se
a instalação em si é uma violação, opa! Melhor esperar copiarem a
idéia e lançarem um concorrente onde eu não seja um criminoso, só por
querer usar outro OS.

A condenação em si não é do produto. Como produto, deve ser duca! O
que está havendo é um questionamento sobre a possibilidade de
continuar a ser livre.

Agora, quanto ao desktop ser amigável, sinceramente acho que já está
em um ponto bem adiantado. Até um usuário de Windows conseguiria
utilizar o FreeBSD do jeito que eu o deixei configurado. Porque não
vem assim de fábrica? Porque FreeBSD tem foco em servidores, e não em
desktop. E quem administra servidores não liga para interface, só
precisa de um terminal root mesmo. Tem o PC-BSD... mas esse aí, é
"legalzim" para quem quer um primeiro contato...

Outra Denis: quando falar de software livre, não fale apenas Linux. O
PSL-Brasil é o Projeto Software Livre, e não Projeto Software para
Linux. :-D O ideal é discutir de uma forma um pouco mais neutra, ou
seja, o que gostaríamos de ter como amigabilidade em desktops livres?
Detecção automática de hardware? Auto-configuração? Facilidade de
configuração de redes wireless? Facilidade na conexão com outros
dispositivos como celulares?

Como no universo Linux especificamente cada distro faz as coisas de um
jeito bem diferente do outro (no universo BSD também é assim, mas lá
não tem distro, o kernel de cada um é um kernel único e tal... acho
que vc já conhece a história), discussões muito específicas de como
implantar isso cabem nas listas de discussões das distros.

Agora, isso é outro tópico. A questão aqui é:

O iPaid é um equipamento onde podemos instalar outros OS? Ou há
cláusulas tão restritivas (já vi que tecnológicas tem, o processador é
proprietário) que não permitam ao usuário sequer escolher seu OS?
Nesse caso, o que seria um avanço tecnológico mostra-se um retrocesso
social que é uma luta constante do Software Livre: as pessoas tem que
ser livres para escolherem o que querem. E o que eu quero é continuar
a ser livre. O iPaid vai me permitir isso? Ou vou ter que esperar um
xingling concorrente com hardware genérico para poder ficar feliz?