2010/2/22 Julian Carlo Fagotti <jul...@celepar.pr.gov.br>

>  Essa idéia de Agência Regulador forte era proposta do José Genuíno
> (PT-SP). Mas era moda privatizar, e rápido. Deu as agências que temos hoje.

E qual é o problema de usar leis para atribuir os dentes faltantes a essas
agências? Não sai mais barato do que fazer mais um cabide de empregos?

> Creiom que os modelos de estatais possam ser tão aperfeiçoados quanto os
> modelos privados. O trabalho do Mazoni na Celepar é uma prova disso.

Quantos Mazoni temos?

> Temos que lembrar que foi feita duas coisas ao mesmo tempo e o pessoal
> mistura as bolas. Foi quebrado o monopólio, e foi privatizado. Deixamos de
> viver um monopólio estatal para viver um truste privado.

Leis antitruste não existem exatamente para esses casos? Falta lei ou falta
vontade de cumprí-la?

> Uma estatal, que será também ser orientada pelas condições da Agência
> Reguladora é um elemento de copetitividade que pode quebrar o truste.

Uma estatal tem várias vantagens competitivas que a tornam extremamente
perigosa para a iniciativa privada. Ela, por exemplo, pode não dar lucro
nunca, vendendo produtos abaixo do custo e forçando as empresas privadas a
mudar de ramo. Ela também pode ganhar acesso a informações privilegiadas ou
ter uma posição importante em processos decisórios que a favoreçam.

Eu sempre penso duas vezes antes de dar um revolver carregado a um governo.

Se as telcos não fazem seu trabalho, que se dê dentes aos órgãos
fiscalizadores para que façam seu trabalho de fazê-las fazer o delas.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com