Citando Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>:

A título de esclarecimento:

 uma estatal que vai
acabar, mais dia menos dia, sendo privatizada depois de décadas de
prejuízos

O sistema TELEBRÀS e as Teles (como a EMBRATEL) nunca deram prejuízo, pelo contrário. Sempre foram empresas altamente lucrativas. A EMBRATEL, por exemplo, quando foi prvatizada pelo FHC era a 5 empresa de Telecom mais lucrativa do mundo. Os serviços do sistema Telebrás (com exceção do Rio - Telerj) tinham indicadores internacionais de qualidade de serviços comparáveis ao primeiro mundo. Claro que tínhamos uma demanda reprimida e um tempo de instalação dos serviços MUUUIIITTO alto devido ao modêlo de susbídio cruzado que vigorava na época. O sistema TELEBRÁS nunca foi acusado de ser um cabide de emprego...mesmo na campanha pela privatização. Os argumentos para privatizar eram outros.

Claro que o modêlo daquela época (monopólio estatal) não se aplica mais pq os serviços e o modêlo de negócios das operadoras em todo mundo mudaram muito. Quando o sistema TELEBRÁS foi privatizado, com exceção dos EUA, nos demais países do mundo também se convivia com o monopólio Estatal. A privatização aqui seguiu uma onda mundial chamada "desregulamentação".

O problema agora é que o monopólio estatal foi substituido pelo monopólio privado. Praticamente não existe concorrência...

Eu sou, atualmente, contra a reestatização do setor. Mas não vejo problema que o Estado (ou Estados e municípios) também tenham alternativas públicas que convivam com o setor privado. O município de Piraí é um exemplo internacional de inclusão digital e a alternatia adotada foi do município oferecer praticamente todos os serviços de Telecom. Em Porto Alegre também temos a INFOVIA da PROCEMPA (empresa municipal) oferecendo serviços de telecom e convivendo com a iniciativa privada sem problemas.

Eu não conheço ainda o modêlo e as atribuições da possível nova TELEBRÁS para sair dando patada contra ou dando apoio irrestrito.

Por isso, eu acho que o debate aqui está sendo feito mais em cima de visões ideológicas do que em cima do fato concreto.

Marcelo