Eu diria que registrar patentes de software, principalmente em países
que as permitam, é necessário. Um dia você vai precisar se defender de
um competidor que não vai ter pena ou pudor de usá-las contra você. Já
contra um troll, a coisa é mais dificil. Com sorte o licenciamento que
seus competidores pagam pelas que você já tem cobre o custo de brigar
com o troll.

Não é bom para o karma, mas é como a lei está sendo aplicada por lá.

Já aqui, eu acho que patentear software empresta à ideia uma
legitimidade que ela não tem. Não sou fundamentalmente contra patentes
de software, mas sou radicalmente contra patentes ruins (coisas
óbvias, genes naturais etc). Fato é que eu ainda não vi uma patente de
software realmente boa. Devem existir e eu é que ainda não cruzei com
uma.

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com
http://twitter.com/rbanffy