a...@s, algumas contribuições ao debate...

Em Seg, 2010-03-15 às 16:32 -0300, Ricardo Bánffy escreveu:

> A afinidade que eu leio nessa lista é a vontade de promover o software
> livre. Não o de promover o pensamento leninista.

Temos diferenças ideológicas e teremos que nos respeitar.
Nossas diferenças ideológicas não serão resolvidas aqui.

Nosso ponto comum, já que somos uma lista de discussão do PSL-Brasil:

(fonte:http://softwarelivre.org/)

O Projeto Software Livre Brasil é uma rede social, que reúne
universidades, empresários, poder público, grupos de usuários, hackers,
ONG's e ativistas pela liberdade do conhecimento. Temos como objetivo a
promoção do uso e do desenvolvimento do software livre como uma
alternativa de liberdade econômica e tecnológica.

Outras referências a respeito: o software livre é de esquerda ou não?
 (referências que eu concordo, obviamente)

Richard Stallman: "Software Livre não é pela direita nem pela esquerda"

Pertencendo à esquerda, eu gostaria de dizer que a idéia é da esquerda,
mas nos EUA a maioria daqueles que está interessado em software livre
estão na direita, e são liberais.

GSMBOX: Parece que a direita vê a questão do software livre de forma
diferente...

Isso é outra coisa. Software livre não está na direita nem na esquerda.

Manuel Castells sobre o software livre (também concordo):

Há uma afinidade entre esquerda e software livre?

Acho que o software livre é incompatível com corporações monopolistas,
como a Microsoft. É também incompatível com governos repressivos que
querem controlar a liberdade, sejam de direita ou de esquerda. Mas ele
não é incompatível com a IBM, e ela não é um órgão revolucionario
mundial. Nem é incompatível com governos democráticos, que querem
desenvolver a criatividade dos jovens.

Mas eu não igualaria o software livre à esquerda. Ele é algo muito mais
amplo. Seus valores são valores de transformação social e acho que mais
próximo do anarquismo.

As idéias que estão por trás do software livre acho que são
anti-autoritárias e de liberdade. Para mim, essas idéias são
revolucionárias. Mas cabe uma diferenciação da expressão política
organizada da esquerda. O movimento software livre é mais amplo do que o
movimento anti-capitalista e pode encontrar aliados no capitalismo. De
comum, há as idéias de liberdade e eles estão dispostos a aceitá-la.
Isso é muito revolucionário pois, no fundo, os grandes poderes mundiais
não estão dispostos a aceitar a liberdade.

Marcelo D'Elia Branco

Blog: Http://www.softwarelivre.org/branco
Twitter: https://twitter.com/MarceloBranco
Identi.ca: http://identi.ca/marcelobranco