Gustavo,

> Argumento ridículo. É o mesmo que defender os pequenos produtores de
> carros que não podem investir em airbag, freio ABS, etc.. O argumento
> da proteção contra o próprio admin é muito mais importante.

Eu não chamaria o argumento do Pablo de ridículo, mas,
gostei da sua analogia, achei muito didática.

> Além disso o custo do hardware necessário vai baixar ao longo do
> tempo, e possivelmente as técnicas de compressão serão melhoradas,
> etc..

Concordo.

Muito embora, pensando mais a fundo, se um cybercafé for
considerado um provedor, talvez realmente complique. Ou,
pior ainda, se nossos roteadores wifi também forem considerados
provedores (tecnicamente fazem o mesmo, só que em menor escala).
Bah, acho que já estou indo longe demais. ;)

> E também o que precisará ser guardado parece mais específico e
> provavelmente exclui logs de firewall e outros.

Aí eu já não tenho certeza. A tendência nesses casos costuma
ser guardar mais, e não menos.

> Enfim, vão acaba tendo que acrescentar um arquivo digital mantido pelo
>
> O prazo terá que ser estipulado visando o auxílio à justiça, e
> provavelmente baseado em prazos similares já existentes (transações
> bancárias, ligações telefônicas, ...).

Mas só lembrando: à despeito da viabilidade técnica, não me
considero a favor da proposta de retenção dos logs. Eu só
queria demonstrar que esse não me parecia ser o maior problema.

-K.