Em 11 de setembro de 2014 13:52, Paulo Henrique Santana <
p...@softwarelivre.org> escreveu:

> Olá,
>
> Fiquei pensando sobre o que o Cristiano falou do FISL, comunidade e tals.
> O FISL (na verdade a ASL) poderia ser uma fomentadora de eventos locais de
> SL apoiando financeiramente. Por exemplo, em eventos locais como o FLISOL
> ou Software Freedom Day, a ASL poderia imprimir os cartazes, panfletos,
> crachás, sei lá,  para as cidades que organizassem. Em eventos regionais
> como o FGSL, FTSL, Solisc, ENSL, o apoio poderia ser maior como por exemplo
> ajudando a ida de palestrantes.

Em troca as cidades ajudariam a divulgar o FISL e incentivariam a
> associação do pessoal.

Isso me fez lembrar da Sociedade Brasileira de Computação:

A *Sociedade Brasileira de Computação* é uma associação científica, sem
fins lucrativos, que reúne pesquisadores, professores, estudantes e
profissionais que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento
tecnológico na área genérica de Computação. A *SBC* faz parte da Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) <http://www.sbpcnet.org.br/>
e da International Federation for Information Processing (IFIP)
<http://www.ifip.org>. A instituição também é associada ao Centro
Latino-americano de Estudios en Informatica (CLEI) <http://www.clei.cl/> e
afiliada à IEEE Computer Society <http://www.computer.org/>. A instituição
é regida por um estatuto e administrada por uma Diretoria. A Sociedade
também possui um Conselho com funções deliberativas e normativas.

http://www.sbc.org.br/

Ela é âmbito nacional, sediada em Porto Alegre-RS, possui associados, que
votam eletronicamente. Ela apoia eventos de computação, o mais tradicional
é a Escola Regional de Informática. Tem o evento anual, que é a CSBC, que
ocorre em vários estados. Para os eventos aprovados sob a sua chancela,
oferece sistema de inscrição, com vários meios de pagamento, sistema de
avaliação de trabalhos, etc. Todos aqueles inscritos na SBC tem descontos
nas inscrições de eventos. Para se manter, além das taxas anuais, também
recebe um percentual justo das taxas de inscrição em eventos apoiados.

> Com mais pessoas participando do FISL e com mais associados contribuindo
> para a entidade, a ASL teria mais dinheiro para ajudar financeiramente os
> eventos locais. Inclusive seria bom para todos que o FISL tivesse muitos
> patrocinadores comprando cotas porque isso também geraria dinheiro entrando
> para a entidade :-)

A ASL não poderia se tornar uma Associação Nacional?

> Poderia-se negociar também que se um patrocinador local ajuda o FLISOL em
> Salvador com R$ 1.000,00 (apenas um exemplo), a logo dele seria de alguma
> forma divulgada no FISL, por exemplo como uma "empresa amiga do SL". Isso
> geraria um ciclo de dinheiro entrando para a ASL e sendo redistribuido para
> a comunidade como forma de incentivo aos eventos de SL.

Várias comunidades sofrem da falta de CNPJ. É muito trabalhoso manter uma
infra-estrutura formal e acaba desfocando os objetivos das próprias
comunidades, que se baseiam em voluntários.

Para capilarizar a atuação da SBC, existe a atuação de secretários
regionais por cada UF, que acompanha a realização dos eventos locais.

A SBC também promove vários outros projetos a nível nacional, como a
Maratona de Programação, POSCOMP, OBI,dentre outros.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
(62) 9261-4004