Em 2 de outubro de 2014 08:34, Paulo Henrique Santana <
p...@softwarelivre.org> escreveu:

> Olá,
> Já que alguns querem polemizar, segue uma explicação.
> Mandei uma mensagem para divulgar um manifesto feito por várias pessoas,
> incluindo membros da comunidade de software livre.
> Deixei bem claro: "para quem quiser assinar".

O problema é que o conteúdo poderia ser pelo menos marcado como
'off-topic'. Sou também moderador dessa lista, temos que tomar cuidado com
nosso poder, responsabilidade e exemplo.

> Não fiz nenhum comentário pró-candidata, não tentei convencer ninguém a ir
> lá assinar, não disse se era bom ou ruim, não critiquei outros candidatos e
> nem os seus programas.

O conteúdo que você enviou é a favor da Dilma, o próprio título diz:
"#Hackers com Dilma".  Isso é incoerente com a ética hacker, eu acredito
nisso:
- Hackers não se intitulam como hackers, pois negam títulos e são a favor
da descentralização;
- Hackers são ácidos e críticos, essa página não faz pensar;

Na minha opinião, concordo com a Fabianne, essa página foi escrita por
otários, mereceria ser haqueada ou clonada, para mostrar o que foi feito de
errado no governo e o que deveria ser feito.

> Também não direcionei a mensagem para ninguém, não ofendi, não chamei
> ninguém de fanático, radical ou coxinha :-)

Foi direcionada para nossas caixas de correio.

> Não vou responder as mensagens que foram enviadas porque se eu fizer isso,
> estou justamente saindo do off-topic e gerando uma discussão desnecessária
> que era o que eu queria evitar.
> Novamente, quem quiser assinar, assina.

Se fosse um manifesto com críticas com os erros do governo e um pedido de
melhorias, eu assinaria. Para ser neutro, deveria ser direcionado para
todos candidatos.

> E só para esclarecer, naquela discussão anterior, não intervi porque a
> discussão estava sobre o candidato A ou candidato B (como disse, eu
> pessoalmente gosto desse tipo de discussão), mas intervi porque
> infelizmente algumas pessoas começaram a se ofender e as agressões estavam
> aumentando, sem que efetivamente a discussão evoluisse.

A lista não precisa ser despolitizada, mas tem que ter autonomia. Discutir
a política do Governo ou de candidatos para o Software Livre é importante
para a comunidade. Todos acabam declarando voto a favor ou contra, o ideal
é ser crítico de forma geral, com seu candidato ou com os outros. O kov tem
uma análise bem crítica e profunda da postura política dos candidatos:

https://politi.kov.blog.br/

Senti falta das mensagens dele aqui.

> Abraços,
>
> --
> Paulo Henrique de Lima Santana
> Tim:  (41) 9638-1897
> Vivo: (41) 9198-1897
> Site: http://www.phls.com.br
> Jabber: p...@jabber.org
> Twitter: http://www.twitter.com/phls00
> GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450
> SAIR DA LISTA ou trocar a senha:

Marcelo Akira Inuzuka
(62) 9261-4004