Fabs,

Esse é o dilema de quem veio primeiro: o ovo ou a galinha.
Vou ser mais didático:

> isso eu também concordo faz tempo, só não concordo em ficar perseguindo quem
> ainda usa alguma coisa fora disso seja lá porque motivo for.

Não é perseguição. É educação.

E não é "porque motivo for". É porque o ativismo do Software Livre deve ter um
mínimo de coerência. Assim como qualquer outro ativismo.
Aqui estou batendo na mesma tecla: o movimento Software Livre não pode aceitar
complacentemente o uso de Software Proprietário e redes sociais privadas e
devassas.

> Tem vegano que vai dar palestra sobre direito dos animais usando sapato de
> couro que comprou no brechó porque também é contra o consumismo desenfreado.

Deve ter. E deve estar preparado para ser apontado, em especial, pelo público
presente, pela sua incoerência.
Porque quando se faz isso estamos exercendo a máxima do "faça o que eu digo,
mas não faça o que eu faço".

> Ele, como seus colegas, não defendem o uso de sapatos de couro, mas ainda
> usam ou porque era o que tinha no brechó quando foram comprar, ou porque o
> tipo de trabalho que fazem exige, ou seja lá o que for, mas com certeza eles
> não fazem deste assunto o tema principal de suas conversas ou de seus
> revezes.

Isso é suposição sua. Alguma prova concreta disso?
Meus amigos e conhecidos veganos costumam ser muito mais exigentes do que o que
você descreve aqui.

Nós mesmo, do Software Livre somos/fomos muito mais exigentes com os ativistas
que faziam suas palestras com Windows ou MacOS. Hoje parece algo aceitável.

> Muito menos exigem que para se estar no movimento não se usem sapatos de
> couro.

Estar no movimento é para qualquer um. Ser ativista, expoente, partícipe,
pensador é algo muito mais sério.
Estou me queixando e apontando a incoerência da "nata" do movimento software
livre.

> Sabem que a transição é lenta e que mais importante que não usa-los é se
> concentrar em não comer carne e mostrar como isso é possível.

A transição já aconteceu. Lenta e gradativa no decorrer da última década.
Usamos todas as ferramentas disponíveis: de revistas com aspecto corporativo às
doces mensagens do Maddog.
Tudo o que conseguimos foi uma gigantesca massa de usuários que nem sabem que
usam Software Livre e a cooptação da maioria absoluta dos ativistas de Software
Livre para o uso, eceitação e disseminação de Software Proprietário e redes
sociais privadas e devassas.

Hora de começar uma reação. Nem que seja aqui em nosso próprio grupinho.

> O desaparecimento dos sapatos de couro será conseqüência disso, e não o
> contrário.

Desculpe, mas não é verdade. Contra fatos não há argumentos.
Esse foi o entendimento e posicionamento do Movimento Software Livre,
capitaneado pelas ideias da OSI, há dez anos atrás. Não funcionou.

Os movimentos foram enfraquecidos/esfacelados/reduzidos, as ações comunitárias
também e os eventos locais também. A migração massiva para dentro das redes
devassas foi nítida.
O que realmente evolui foi a visão mercantilista do OpenSource.

Faz tempo que passou da hora de reagirmos.

--
Anahuac de Paula Gil

Anahuac - http://www.anahuac.eu
KyaHosting - http://www.kyahosting.com
suaNUvem - http://www.suanuvem.com
DiasporaBR - http://diasporabr.com.br
OpenLDAP - http://www.openldap.com.br
Twitter: @anahuacpg
Diaspora: anah...@diasporabr.com.br
Jabber/XMPP: anah...@diasporabr.com.br
TOX:
A935EA7B30D9EE0B97987CBB9793DC6842354B87331F4671853E02CD2F004B1E5935548AAFCA