Em 28 de outubro de 2014 22:02, Thiago Zoroastro <
thiago.zoroas...@bol.com.br> escreveu:

> Desculpa cara, mas eu discordo de você.
>
> http://uniaolivre.com/forum/
> http://kaiana.com.br/
>
> Creio que o crescimento de algo assim é importante , muito muito
> importante. É porque a gente cresce com isso. O Brasil cresce com a difusão
> de distros nacionais. O setor de TI brasileiro, com empresas nacionais,
> crescem quando prestam suporte, em vez da Microsoft vender para eles.
> Entendeu?
>
> Não contra a adesão ao Debian. Estou falando sobre distro para usuário
> iniciante, claro. Não estou falando para iniciante usar Debian. O Linux
> [...]

Você pode discordar de mim sem se desculpar, e estou bem a vontade... :)

Não sou contra essas distros que citastes, mas acho que o governo não
deveria gastar o nosso dinheiro com elas a menos que seja algo muito
específico e que se justifique, pois, me repetindo, considero isso um
desperdício. Software livre não é sinônimo de Linux ou de sistema
operacional, e temos tanto software precisando de investimento para
melhorar (nacional ou global), temos tanto software necessitando ainda ser
desenvolvido, se pensarmos só no contexto do governo. E se precisar mesmo
investir em algum Linux, que seja uma distro desenvolvida globalmente por
uma comunidade madura e que tenha uma boa perspectiva de continuidade.
Descontinuidade é um atraso. Como diz um amigo, fork é legal, mas
convergência é útil.

Como você mesmo disse, empresas nacionais prestam suporte, e continuarão
vendendo serviço para qualquer outra distribuição a qual se especializarem.
No modelo de software livre se ganha dinheiro vendendo serviço (suporte,
consultoria, desenvolvimento) e não caixinhas de software, como no modelo
antigo. Por isso as empresas nacionais não precisam ter sua própria
distribuição de Linux para ganharem dinheiro, muito menos o governo.

Abraço,

--
Jean Ferri
http://about.me/jeanferri