Obrigado Walmes pela atenção. Eu havia instalado o gimp para tentar manipular a imagem. Confesso que ainda estou me adaptando a ele. Entretando eu estava pensando em uma forma de separa e medir as diferentes areas da colméia. O procedimento manual utilizado na pesquisa é bastante antigo e conduz a erros de estimativa de áreas irregulares.Pensei em utilizar esse pacote ao ver seu post no "Ridículas". Achei que talvez fosse uma ferramenta possível de aplicá-la nessa situação. Mas como você disse o problema esta nos contrastes entre as áreas de interesse e fundo.
Valeu a dica. Vou tentar as abordagens que sugeriu abçs Em 18 de setembro de 2013 19:37, walmes . <[email protected]>escreveu: > O sucesso desse tipo de procedimento no sentido de tentar automatizar > depende do contraste entre áreas de interesse e fundo. Tive umas > experiências com medidas de lesão em folhas e tudo mais e daí eu conclui > que é mais rápido você editar a foto fora, ou seja, em um aplicativo > dedicado à edição de imagens. Lá você faria a passagem de colorido > monocromático mais rápido e vendo a qualidade do resultado. Depois você só > leria a monocromática dentro do R para fazer a contagem. No caso eu uso o > gimp como editor de imagens. Outras opção para tentar quase automatizar é > ler a foto como um gráfico e clicar sobre a foto com o locator() ativado, > marcando de vermelho pontos já clicados (locator(type="p", col="red", > pch=19)), ao clicar em todos no final tem como saber número de cliques. > > À disposição. > Walmes. > > ========================================================================== > Walmes Marques Zeviani > LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W) > Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná > fone: (+55) 41 3361 3573 > VoIP: (3361 3600) 1053 1173 > e-mail: [email protected] > skype: walmeszeviani > twitter: @walmeszeviani > homepage: http://www.leg.ufpr.br/~walmes > linux user number: 531218 > ========================================================================== > > > _______________________________________________ > R-br mailing list > [email protected] > https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br > Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça > código mínimo reproduzível. >
_______________________________________________ R-br mailing list [email protected] https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça código mínimo reproduzível.
