Re: [FUG-BR] [OFF] pfsense

2011-04-29 Por tôpico Guto Andreollo
Já tive problemas tanto com o Free quanto com o pfSense com bce... eu tb n
recomendaria não... as bge, por outro lado, são um pouco mais estáveis, mas
nada se compara as boas em.. :D

Quanto à sobre qual versão usar... se vc pretende fazer algo pra manter por
um bom tempo, e não precisa dos recursos da 2.0.. mantenha-se na 1.2.3...
primeiro pq ela já é provada e comprovada, e como o colega falou, bem mais
bem documentada... e segundo que, na hora de fazer os caminhos pra upgrade
definitivo, o maior foco vai ser dado, sem duvida, a subida release >
release... subir de rc > release pode até ser suportado (afinal, estamos
falando aqui de freebsd, né? :D), mas 90% do mundo vai estar fazendo uma
mesma coisa..

Agora, se vc quiser viver no fio da navalha, só cuidado pra não se cortar..

Um abraço!

2011/4/29 Danilo Chilene 

> Boa noite,
>
> Testei o Pfsense 2.0 com placas bce em um HP Proliant não foi legal, tive
> vários problemas.
> Ainda não recomendo para quem tem placas broadcom.
>
> 2011/4/29 Sergio Augusto Vladisauskis 
>
> >  O 2.0RC é baseado no 8.0-RELEASE, então deve estar com poucos drivers
> >  compatíveis com placas de rede mais recentes.
> >  Também tenho vontade de coloca-lo em produção, pois fazer tudo por vc
> >  mesmo é complicado e cansativo as vezes.
> >
> >  On Thu, 28 Apr 2011 17:25:32 -0300, Márcio Luciano Donada wrote:
> > > Em 28/4/2011 16:37, Sergio Augusto Vladisauskis escreveu:
> > >>  Peguei esses dias a ISO do 2.0 para instalar numa máquina que quero
> > >>  fazer um AP, mas após a instalação, o HD não dá boot nem com reza
> > >>  brava...
> > >>  Andei dando uma olhada, parece que os caras estão utilizando o GRUB
> > >>  para gerenciar o boot!
> > >>  Tentei várias vezes e acabei desistindo do pfSense, fiz meu AP com
> > >> o
> > >>  FreeBSD 8.2 na unha mesmo.
> > >
> > > Eu tive um problema com a interface bce0 no pfsense 2, pra testar
> > > usei o
> > > FreeBSD 8.2-STABLE e não tive nenhum problema. Como o pfsense 2 ainda
> > > é
> > > RC, vou esperar mais um pouco, pois tenho muita vontade de rodar em
> > > um
> > > server em produção com pfsense.
> > >
> > >
> > >
> > > -
> > > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> > --
> >  Sergio Augusto Vladisauskis
> >  -> Oportunix IT Services Brasil - ME
> >  -> Site: http://www.oportunix.com.br
> >  -> Fone: +55 13 3822 2300
> >  -> Móvel: +55 13 9117 9694
> >  -> Skype: oportunix
> >  -> Registered Linux User: 305281
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: RES: Maldito Samba?

2008-08-17 Por tôpico Guto Andreollo
Correndo o risco de falar uma grande besteira, um ultimo questionamento,
sobre os bad cksum:
vendo os logs dele, eu percebi que todos os bad checksum são em pacotes
SAINDO do gateway para a rede (ou seja, o tcpdump os viu antes deles
efetivamente passarem por uma placa de rede). Isso não é um comportamento
esperado, já que segundo o ifconfig dele, a placa tem suporte a checksum
offloading (RXCSUM, TXCSUM e VLAN_HWCSUM) ?


> bge0: flags=8843 metric 0 mtu 1500
>   options=9b
>   ether 00:13:21:c6:15:e0
>   inet 192.168.0.254 netmask 0xff00 broadcast 192.168.0.255
>   media: Ethernet autoselect (1000baseTX )
>   status: active

[]s Guto
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Dica autenticação squid

2008-08-17 Por tôpico Guto Andreollo
hmm... na verdade, não seria bem ao passwd, ele num tem as senhas.. vc teria
que liberar o seu master.passwd, e ensinar ao seu daemon como ler e
interpretar isso... eu acho uma péssima ideia ter o seu master.passwd
compartilhado, mas ai vai de cada um.
a maneira "elegante" de fazer isso, eu acho que seria via radius, mas também
num sei se tem como o squid autenticar via radius.

[]s Guto

2008/8/13 Filipe Alvarez <[EMAIL PROTECTED]>

> 2008/8/13 Aguiar Magalhaes <[EMAIL PROTECTED]>
>
> > Pessoal,
> >
> > alguém saberia me dizer como posso fazer o squid autenticar usando o
> > /etc/passwd de outra máquina ?
> >
> > Especificamente para a instrução:
> >
> > authenticate_program  /usr/local/libexec/squid/ncsa_auth /etc/passwd
> >
> > Aguiar
>
>
> Tenho certeza que não é a melhor solução, mais você pode compartilhar o
> acesso ao
> passwd remoto via NFS ou Samba.
>
> []s
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Duvida Com Servidor que Some do da Rede

2008-08-17 Por tôpico Guto Andreollo
Não sei se é uma possibilidade pra voce, mas voce acha que pode ser alguem
fazendo algum tipo de ataque na sua rede sem fio?
Outra coisa.. vc já mediu pra ver se isso ocorre periodicamente? tipo, a
cada 2hs, a cada exatos 30m?

[]s

2008/8/11 Cobausque <[EMAIL PROTECTED]>

> Sim .. pensei nisto tb.. mas pelo menos no arp não encontro erro nenhum
> tanto no servidor quando em maquina cliente.. cheguei a chcar a rede com
> snifers e um Linux com uns logs pra ver se achava algo de estranho mas nada
> .. mesmo .. nada ...
>
> -Mensagem original-
> De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
> de Paulo Pires
> Enviada em: segunda-feira, 11 de agosto de 2008 11:10
> Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
> Assunto: Re: [FUG-BR] Duvida Com Servidor que Some do da Rede
>
> Parece muito com os sintomas de outra máquina usando o IP do servidor.
>
> 2008/8/11 Cobausque <[EMAIL PROTECTED]>
>
> > Pessoal gostaria de saber da lista .. o que pode estar provocando o
> > seguinte
> > comportamento na rede...
> >
> > O meu servidor some do mapa para quem esta como estação ou seja .. eu sou
> > um
> > cliente do meu servidor .. estou trabalhando normalmente em algum momento
> > do
> > dia não consigo ais chegar neste servidor ...  e ao checar o servidor com
> > algum tipo trafshow .. realmente ao há nada passando .. tipo em seguida
> dou
> > um ping em uma estação tudo volta a funcionar ..  ou seja ao tentar
> > qualquer
> > tipo de comunicação no sentido SERVIDOR -> CLIENTE funciona .. mas
> > CLIENTE->SERVIDOR não ...
> >
> > Bom é uma rede por radio.. tenho um AP onde todos se conectam pra que a
> > rede
> > funcione.
> >
> >
> >
> > Já foi trocado .. AP que tranmite.. foi trocado equipamento nas estações
> > clientes troquei o freebsd que  era um 5.2 passei pra 6.2 instalação do
> 0..
> > ou seja sistema operacional 100% novo .. troquei as placas que estão Tb
> no
> > servidor .. em resumo parte de equipamento físico foi 100% trocado ...
> > sistema do servidor freebsd Tb 100% novo .. mas mesmo assim o
> comportamento
> > persiste..
> >
> >
> >
> >
> >
> > Alguém já viu algum comportamento semelhante.. já conversei com algumas
> > pessoas me falaram que poderia ser problema com equipamento.. mas
> descarto
> > esta idéia pois troquei tudo .. mas mesmo assim o comportamento persiste.
> >
> > Este comportamento é aleatório acontece do nada .. .. do nada para .. e
> pra
> > voltar basta acessar o servidor e dar pôr exemplo um simples ping na
> > estação
> > cliente e tudo volta a funcionar.
> >
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
>
>
>
> --
> Um abraço.
> Paulo A. P. Pires
>
> ... Qui habet aurem audiat quid Spiritus dicat ecclesiis.
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Mensagem - dmesg

2008-08-16 Por tôpico Guto Andreollo
Rodrigo,
Voce pode por favor passar o modelo do servidor e da controladora que voce
tem ai? estamos em vias de comprar uns servidores dell com esse processador
e controladora SAS, e quero ter isso em mente quando escolher os modelos!

[]s

2008/8/5 Rodrigo Calado <[EMAIL PROTECTED]>

> Esta nova mensagem surgiu:
>
> Aug  5 06:48:53 box kernel: Approaching the limit on PV entries, consider
> increasing either the vm.pmap.shpgperproc or the vm.pmap.pv_entry_max
> sysctl.
>
> O sistema é um freebsd 7.0 amd64 rodando num processador:
>
> CPU: Intel(R) Xeon(R) CPU   L5335  @ 2.00GHz (2000.08-MHz K8-class
> CPU)
>  Origin = "GenuineIntel"  Id = 0x6fb  Stepping = 11
>
>
> Features=0xbfebfbff ,CMOV,PAT,PSE36,CLFLUSH,DTS,ACPI,MMX,FXSR,SSE,SSE2,SS,HTT,TM,PBE>
>  Features2=0x4e33d
>  AMD Features=0x20100800
>  AMD Features2=0x1
>  Cores per package: 4
> usable memory = 4281946112 (4083 MB)
> avail memory  = 4120588288 (3929 MB)
> ACPI APIC Table: 
> FreeBSD/SMP: Multiprocessor System Detected: 4 CPUs
>
> []s
>
>
> 
> 
> Rodrigo T. Calado | OBCURSOS | Tecnologia da Informação | Supervisor de TI
> Setor de Indústrias Gráficas, Qd. 01, Número 945 | CEP: 70610-410 |
> Brasília
> - DF | Brasil
>  Fone: +55 (61) 3031  |   Fax: +55 (61) 3321 9041 |   Direto: +55 (61)
> 3031 7735
> D Celular: +55 (61) 9982 7222 / 9304 0706 |   E-mail:
> [EMAIL PROTECTED]
>
>
> -Mensagem original-
> De: [EMAIL PROTECTED] [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome
> de Patrick Tracanelli
> Enviada em: segunda-feira, 4 de agosto de 2008 13:33
> Para: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
> Assunto: Re: [FUG-BR] Mensagem - dmesg
>
> Rodrigo Calado escreveu:
> > Caros colegas,
> >
> >
> >
> > O meu servidor dedicado estava travando nos últimos dias e obtive a
> seguinte
> > mensagem através do dmesg:
> >
> >
> >
> > mpt0: QUEUE FULL EVENT: Bus 0x00 Target 0x12 Depth 128
> >
> >
> >
> > Esta mensagem significa que o servidor cessou a transmissão de dados
> porque
> > se entupiu?
> >
> >
> >
> > Se puderem me ajudar.
> >
> >
> >
> > Att.,
>
> Caro Calado (varios poetas tem esse sobrenome), é exatamente isso, na
> verdade o canal de dados entupiu. Isso pode ter sido causada por um
> evento de interrupt da placa, em grande demanda de transferencia ou
> falha do Storage.
>
> Esse driver é bem estavel, eu nao consideraria falha nele.
>
> Algum problema na fibra tambem pode ser a causa. Como está a topologia
> da FABRIC onde esse FreeBSD está? Você pode avaliar estatísticas de
> perdas/retransmissão de dados na porta que está o FreeBSD?
>
> Os logs param por ai? Não teve um "unable to create a path to send"
> adicional não?
>
> Eu uso esse driver com sucesso, quando tive comportamento similar a
> causa era o switch de fibra.
>
> Alias é SCSI ou fibra seu ambiente?
>
> --
> Patrick Tracanelli
>
> FreeBSD Brasil LTDA.
> Tel.: (31) 3516-0800
> [EMAIL PROTECTED]
> http://www.freebsdbrasil.com.br
> "Long live Hanin Elias, Kim Deal!"
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Replicar Instalação

2008-08-16 Por tôpico Guto Andreollo
O truque que eu fiz em uma máquina a umas semanas atrás foi com o cpdup (do
ports), que consegue fazer uma cópia mais "precisa" dos arquivos:
- Ligue o HD novo e crie as labels e slices que desejar... uma slice para o
/, uma para /usr, uma para /home e etc como voce quiser
- Monte o / do HD em algum lugar do seu hd, por exemplo, /novo
- Monte todas as labels do NOVO hd debaixo de /novo.. /novo/usr, /novo/var,
/novo/home  e etc.. é importante montar todas as labels que voce vai usar,
para que os arquivos já sejam copiados para as labels novas!
- crie um arquivo chamado /.cpignore com o nome do diretorio novo (no caso,
apenas "novo"):
  # echo novo > /.cpignore
- mude para o diretório raíz, e faça a copia "per-se"
  # cd /
  # cpdup -x . novo
- isso VAI demorar. se quiser, pode adicionar o parâmetro -v no cpdup, para
ter uma ideia, mas isso aumenta o tempo de cópia.

- terminada a cópia, substitua o hd antigo pelo novo (ou instale o novo em
outra máquina), tomando o cuidado de marcar corretamente primary/secondary,
master/slave identico ao original.
- boote com o cd do freebsd, e reinstale o bootloader (já que os arquivos
foram copiados, mas não o bootloader)

e pronto.. seu micro deve bootar corretamente o novo sistema! lembre-se
apenas de, caso os esquemas de labels e slices do HD novo não batam com o
anterior, é necessário editar o /etc/fstab para corrigir.

Já fiz este procedimento algumas vezes, no serviço, em casa e em VMs, e
nunca tive problemas. Aos mais aventurados a fazer isso remotamente, eu
sugiro a manpage do cpdup, mas ISSO eu nunca tentei.

espero que tenha ajudado. []s
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] RES: Duvidas do IPFW

2008-07-29 Por tôpico Guto Andreollo
um truque que me ensinaram para reiniciar a firewall remotamente é dar o
seguinte (comando do tcsh:)
# sleep 10 ; sh /etc/rc.firewall simple > & /tmp/firewall.log

é importante que voce NÃO TOQUE no teclado até a shell retornar.
essa linha vai dar 10 segundos para sessão ficar em silêncio, e ai então
re-executará o script de firewall redirecionando toda a saída para um
arquivo temporário, sem exibir nada na tela.

Assumindo-se que o seu arquivo esteja OK (ou que voce pelo menos tenha uma
regra logo depois do flush que libera o ssh para o seu micro), o script vai
ser executado e te retornar uma shell e depois voce pode buscar no arquivo
gerado se houve algum erro de inicialização da firewall.

Só cuidado com:
- as regras básicas (as que liberam o ssh para o micro que voce estiver)
sempre devem sempre, independente das outras terem erros ou não (inclusive
erros de abrir e fechar aspas, que acabam por zonear o resto do arquivo a
partir daquele ponto!).
- regras stateful (inclusive ssh) vão ser todas fechadas, já que elas vão
ser apagadas e reescritas. assim, os states se perdem.
- programas que mandam dados periodicamente podem quebrar isso (e te trancar
pra fora do sistema). exemplos disso são coisas rodando em background (tail
-f /var/log/messages &) e o gerenciador de consoles"screen", se voce
configurou ele para aparecer com algum dado periódico (horario ou load) na
barra.

O importante é que, entre dar o [enter] do comando e a shell retornar (10 a
20 segundos depois, dependendo do numero de regras, carga e velocidade do
sistema), NADA deve ser enviado por nenhum dos dois lados através da sessão
ssh.

[]s

2008/7/29 Renato Frederick <[EMAIL PROTECTED]>

> > compilar o meu kernel sem a opção
> > options   IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
>
> SEM a opção "DEFAULT_TO_ACCEPT", ou seja por padrão tudo fechado. Caso esta
> opção esteja presente ai o padrão é tudo aberto.
>
> Vejo como desvantagem o bloqueio da sessão SSH se você der um "flush"...
> vai
> cair no deny all :-(
>
>
>
> > > ou seja, o meu firewall é fechado,
> >
> > um de nós dois está enganado.. ali em cima diz que o default dêle é
> > ACEITAR. Eu (se for o caso) não vejo desvantagem em defini-lo como
> > "fechado" por default, mais fácil de controlar.
> >
>
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] dúvida sobre o freebsd-update

2008-07-29 Por tôpico Guto Andreollo
hmm.. mais ou menos.
Existem os patches que são pra arquivos do sistema, e os patches que são
para o kernel.

Para os patches de daemons e outros arquivos do sistema (como por exemplo o
named), basta que voce reinicie o daemon específico: o freebsd-update faz o
patch do source E TAMBÉM do binário respectivo.

Agora, para os patches de sources do kernel (como por exemplo o de TCP, que
saiu no 7.0-Release-P1), é sim necessário recompilar o kernel, reinstala-lo
e reiniciar a máquina para que ele entre em funcionamento.

[]s

2008/7/29 João Paulo Just <[EMAIL PROTECTED]>

> -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
> Hash: SHA1
>
> Giancarlo Rubio wrote:
> |> Após o update, sem dar boot, o "uname -a" ainda mostra o FreeBSD
> 7.0-RELEASE
> |> #0, creio que irá para o 7.0-RELEASE-p3 somente após o boot, certo?
> |
> | SIm
>
> Não é preciso recompilar o kernel com o novo .h com o #define da versão
> pra atualizar o printf() do uname não?
>
> - --
> João Paulo Just
> Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
> http://www.justsoft.com.br/
> - --
> Feira de Santana, BA, Brasil.
> +55 75 8104 8473
> -BEGIN PGP SIGNATURE-
> Version: GnuPG v1.4.6 (GNU/Linux)
> Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
>
> iD8DBQFIjwLkXL+vuN2d7ZwRAgMmAJ4qjLyTCsrliDPWnZJ2V+97EoPYXACeL8Ia
> 2k7qSodaDCaCtW7eGG/GoCk=
> =BkZJ
> -END PGP SIGNATURE-
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Praticas de Segurança para FreeBSD com DN S

2008-07-29 Por tôpico Guto Andreollo
Um detalhe que me ocorreu:
Se o servidor que a Cristina está montando for um servidor de resolução
recursivo, vai ser necessário liberar a saída de portas altas/UDP to any
porta 53, para que o servidor consiga fazer consultas a servidores
externos.

Uma coisa que eu uma ideia que eu já tive, mas nunca avaliei muito em termos
de performance e eficiência, é fazer essa regra da seguinte maneira:
 ipfw add allow udp from me 1024-65535 to any 53 out keep-state uid
bind.
Alguem tem alguma opinião formada quanto a isso? (o range de portas eu ainda
tenho ver com certeza)

[]s

2008/7/28 Cristina Fernandes Silva <[EMAIL PROTECTED]>

> Parabens irado pelos tutoriais..
>
> 2008/7/28 irado furioso com tudo <[EMAIL PROTECTED]>:
> > Em Fri, 25 Jul 2008 09:12:24 -0300
> > "Cristina Fernandes Silva" <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
> >
> >> Valeu pelas dicas, sobre implementação das regras de bloqueio com
> >> ipfw ou pf , o que eu poderia implementar para o DNS, saliento que
> >> ele será somente dns e não terá outra função principalmente de nat,
> >> controle de banda, proxy, web.
> >>
> >> Tem alguma dica ?
> >
> >
> > bem.. voce tera de fazer uma analise criteriosa do serviço. Eu
> > começaria assim:
> >
> > a) bloquear TUDO que venha da 'net pra mim - estabelecendo a politica
> >
> > b) aceitar ssh pela porta (???) ou por knock-door somente a partir da
> > maquina "ip-addr aqui", que é a maquina de controle
> >
> > c) liberar consultas tcp/udp na porta 53 - DNS
> > c-1) não estou bem certo, mas acho que uma outra porta deve TAMBÉM
> > permanecer aberta pelo mesmo motivo - veja no handbook, por exemplo,
> > quais as portas que "escutam" solicitações.
> >
> > btw, sugiro ler êstes dois artigos, que cometi tempos atrás, é possivel
> > que vc possa aproveitar alguma coisa como, por exemplo, as alterações
> > em sysctl.conf
> >
> >
> http://under-linux.org/wiki/index.php/Tutoriais/FreeBSD/FreeBSD-Firewall-1
> > http://under-linux.org/wiki/index.php/Tutoriais/Seguranca/gw-firewall
> >
> > vc deverá desconsiderar tudo a que se refira a "gateway" ou "bridge",
> > aproveitando apenas as regras "in" - não esqueça, nada "out", esta
> > máquina não tem razão de deixar SAIR algo.
> >
> > adicionalmente insisto: uma boa pesquisa em http://www.onlamp.com/bsd
> > vai esclarecer muita coisa :)
> >
> > divirta-se.
> >
> >
> > --
> > saudações,
> > irado furioso com tudo
> > Linux User 179402/FreeBSD BSD50853/FUG-BR 154
> > Não uso drogas - 100% Miko$hit-free
> > Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor.
> > O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com
> > casamento. (Machado de Assis)
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Dynamic DNS with DHCP

2008-07-26 Por tôpico Guto Andreollo
Não. A resolução de nomes funciona via UDP, porém os zone-transfers rodam
sobre TCP. :)

[]s Guto

On Sat, Jul 26, 2008 at 4:51 PM, Alessandro de Souza Rocha <
[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> nao seria udp.
>
> 2008/7/26 Guto Andreollo <[EMAIL PROTECTED]>:
> > Voce chegou a liberar na firewall do master a porta 53/TCP?
> > -
> > Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> > Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
> >
>
>
>
> --
> Alessandro de Souza Rocha
> Administrador de Redes e Sistemas
> FreeBSD-BR User #117
>  Long live FreeBSD
>
>  Powered by 
>
>  (__)
>  \\\'',)
>  \/ \ ^
>  .\._/_)
>
>  www.FreeBSD.org <http://www.freebsd.org/>
>  -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Dynamic DNS with DHCP

2008-07-26 Por tôpico Guto Andreollo
Voce chegou a liberar na firewall do master a porta 53/TCP?
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] Date / Cron !

2008-07-12 Por tôpico Guto Andreollo
Quando voce atualiza o /etc/crontab, não é necessário dar nenhum comando, o
crond já pega a atualização na hora. Agora, quanto ao problema do horario,
dar um kill -HUP no crond não adianta.. eu tive esse problema a alguns dias,
e só consegui colocar o crond na hora certa dando um stop / start mesmo.

[]s

On Fri, Jul 11, 2008 at 4:40 PM, Jean Duarte - Cabral Sistemas <
[EMAIL PROTECTED]> wrote:

>Pessoal,
>
> Atualizei a Data de meu servidor pelo sysintall
> Ficando a Zona: BRT
> Fri Jul 11 16:38:58 BRT 2008
>
> É assim o correto?
>
> Porem meus disparos do Crontab estão sendo efetuados com 3 horas de atraso?
>
> Como resolver isso?
>
> Quando eu atualizo o /etc/crontab o comando de atualização é um Kill -HUP
> no Pid dele?
>
> Atenciosamente
> Jean Duarte
> -
> Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
> Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd
>
-
Histórico: http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/
Sair da lista: https://www.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd


Re: [FUG-BR] [OT] Firebird + freepascal = UDF

2005-06-23 Por tôpico Guto
Olha, na epoca eu assinei estas:

http://lists.freepascal.org/mailman/listinfo/fpc-pascal
http://br.groups.yahoo.com/group/freepascal/

Tenta lá, e se conseguir algum resultado, por favor, não deixe de me dizer...

Guto

On 6/23/05, Alessandro Martini <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Cara, vc realmente gastou tempo nas listas, seu nome aparece no google
> toda vez que procura FreeBSD+FreePascal, o problema é q o fpc nao tah
> gerando a.out ou nao tah gerando os symbols... vc conhece alguma lista
> nacional de freepascal??
> Boa??
> 
> Martini
> 
> Guto escreveu:
> 
> >Então, eu tentei, e depois de muito sofrimento, e consultas a listas
> >de FreeBSD, FreePascal e Firebird cheguei a conclusão que não
> >funciona. Motivo pelo qual me vi obrigado a montar um servidor Linux e
> >usar Kylix para compilar, para não perder a compatibilidade com as
> >minhas UDFs já escritas em Delphi para Windows...
> >
> >Agora, sempre se pode escrever em C
> >
> >Guto
> >
> >On 6/23/05, Alessandro Martini <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> >
> >
> >>Alguem da lista tem resultados em criar UDFs para firebird com freepascal?
> >>
> >>Estou tentando a alguns dias e só consigo:
> >>module name or entrypoint could not be found.
> >>
> >>
> >>Compila o fonte corretamente, gera o so, mas o firebird não acha.
> >>
> >>Qualquer ajuda é bem vinda, ou se alguem tem o PlnCtaUDF funcionando em free
> >>tambem ajuda.
> >>
> >>estou usando o FreeBSD 5.3, o Firebird 1.5.1 e tentei com o freepascal 
> >>1.0.10
> >>e o 2.0.0.
> >>
> >>Alessandro Martini
> >>
> >>___
> >>Freebsd mailing list
> >>Freebsd@fug.com.br
> >>http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
> >>
> >>
> >>
> >
> >
> >
> >
> 
> 
> --
> Alessandro Martini
> [EMAIL PROTECTED]
> +55 67 9972 6765
> -
> 'Existem 10 tipos de pessoas no mundo:
> aquelem que entendem binário, e aqueles que não!'
> 
> 
> 
> ___
> Freebsd mailing list
> Freebsd@fug.com.br
> http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
> 
> 
> 


-- 
Guto

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br


Re: [FUG-BR] [OT] Firebird + freepascal = UDF

2005-06-23 Por tôpico Guto
Então, eu tentei, e depois de muito sofrimento, e consultas a listas
de FreeBSD, FreePascal e Firebird cheguei a conclusão que não
funciona. Motivo pelo qual me vi obrigado a montar um servidor Linux e
usar Kylix para compilar, para não perder a compatibilidade com as
minhas UDFs já escritas em Delphi para Windows...

Agora, sempre se pode escrever em C

Guto

On 6/23/05, Alessandro Martini <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> 
> Alguem da lista tem resultados em criar UDFs para firebird com freepascal?
> 
> Estou tentando a alguns dias e só consigo:
> module name or entrypoint could not be found.
> 
> 
> Compila o fonte corretamente, gera o so, mas o firebird não acha.
> 
> Qualquer ajuda é bem vinda, ou se alguem tem o PlnCtaUDF funcionando em free
> tambem ajuda.
> 
> estou usando o FreeBSD 5.3, o Firebird 1.5.1 e tentei com o freepascal 1.0.10
> e o 2.0.0.
> 
> Alessandro Martini
> 
> ___
> Freebsd mailing list
> Freebsd@fug.com.br
> http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br
> 


-- 
Guto

___
Freebsd mailing list
Freebsd@fug.com.br
http://mail.fug.com.br/mailman/listinfo/freebsd_fug.com.br