Subversion - Controle de revisão

2008-12-04 Thread Renato S. Yamane

Pessoal, eu estou procurando um software para controle de revisão e me deparei com o subersion.

O problema que eu encontrei foi quanto ao número das revisões, que é sequencial e independe do arquivo.

Por exemplo:
- Supondo que você possua 2 arquivos (desenhos industriais, que chamos chamar de "parede" e "teto"), sendo que ambos foram liberados agora (revisão 00).
- Hoje você faz a alteração no desenho "parede" (logo ele passará a ter a revisão 01).
- Você faz um "commit" e o svn irá apresentar a revisão 01.
- Amanhã você modifica o desenho "teto" (logo ele passará a ter a revisão 01, pois ele estava na versão 00).
- Você faz um "commit" e o svn lhe mostrará a revisão 02.

Eu gostaria que as revisões fossem vinculada a cada arquivo, e não quando ocorre qualquer alteração.

O cenário ideal para o meu caso seria onde o snv gerasse revisões independentes para cada arquivo, por exemplo:- Hoje você faz a alteração no desenho "parede" (logo ele passará a ter a revisão 01).
- Você faz um "commit" e o svn irá apresentar a revisão 01 do desenho "parede".
- Amanhã você modifica o desenho "teto" (logo ele passará a ter a revisão 01, pois ele estava na versão 00).
- Você faz um "commit" e o svn lhe mostrará a revisão 01 do desenho "teto".

Alguém conhece algo parecido?

Att,
Renato


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-04 Thread Miguel Da Silva - Centro de Matemática

Renato S. Yamane escribió:
Pessoal, eu estou procurando um software para controle de revisão e me 
deparei com o subersion.


O problema que eu encontrei foi quanto ao número das revisões, que é 
sequencial e independe do arquivo.


Por exemplo:
- Supondo que você possua 2 arquivos (desenhos industriais, que chamos 
chamar de "parede" e "teto"), sendo que ambos foram liberados agora 
(revisão 00).
- Hoje você faz a alteração no desenho "parede" (logo ele passará a ter 
a revisão 01).

- Você faz um "commit" e o svn irá apresentar a revisão 01.
- Amanhã você modifica o desenho "teto" (logo ele passará a ter a 
revisão 01, pois ele estava na versão 00).

- Você faz um "commit" e o svn lhe mostrará a revisão 02.

Eu gostaria que as revisões fossem vinculada a cada arquivo, e não 
quando ocorre qualquer alteração.


O cenário ideal para o meu caso seria onde o snv gerasse revisões 
*independentes* para *cada arquivo*, por exemplo:
- Hoje você faz a alteração no desenho "parede" (logo ele passará a ter 
a revisão 01).
- Você faz um "commit" e o svn irá apresentar a *revisão 01 do desenho 
"parede"*.
- Amanhã você modifica o desenho "teto" (logo ele passará a ter a 
revisão 01, pois ele estava na versão 00).
- Você faz um "commit" e o svn lhe mostrará a *revisão 01 do desenho 
"teto"*.


Alguém conhece algo parecido?

Att,
Renato
-- To UNSUBSCRIBE, email to 
[EMAIL PROTECTED] with a subject of 
"unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]


Cara, num será alguma configuração do SVN não?! Tenho companheiros de 
trabalho que usam ele, mas eu não posso te ajudar quanto à configuração 
do serviço. Porém, faço essa pergunta porque seria um erro gravíssimo de 
um sistema de controle de revisões fazer isso que ele está fazendo.


Será que essa numeração num é do repositório?

Mas então, boa sorte.
--
Miguel Da Silva
Administrador Junior de Sistemas Unix
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-04 Thread PEdroArthur_JEdi
2008/12/4 Miguel Da Silva - Centro de Matemática
> Cara, num será alguma configuração do SVN não?!

Não.

> Porém, faço essa pergunta porque seria um erro gravíssimo de um
> sistema de controle de revisões fazer isso que ele está fazendo.

Na verdade, esse é comportamento desejado. O versionmento é de todo o
projeto, e não de um arquivo só. Se eu acabei de criar meu repositório
e tenho dois códigos fontes, isso.c e aquilo.c, estou na versão 0, ou
na linguagem SVN, revisão zero. Caso qualquer alteração seja feita,
meu sistema estará numa nova versão. Portanto, no próximo commit, meu
sistema de versionamento deve refletir a revisão a qual eu estou
trabalhando. Em sistemas com poucos desenvolvedores e baixo indice de
mudanças, isso pode atrapalhar um pouco, porém quando a um alto volume
de commits, isso ajuda a marcar revisões estáveis do software. Esse
comportamento também permite rever todo histórico de evolução do
sistema. Usando o ViewVC, por exemplo, você pode setar uma revisão e
ver o estado do sistema até aquele momento. Em meio a esse sistema
também é posssível ver a "idade" de um código fonte, pois sua revisão
estará fixada para a ultima vez que o arquivo mudou.

Mais informações, consulte o SVN Book

-- 
PEdroArthur_JEdi

Nunca acredite num sistema que você não conhece o código fonte!
Never trust a system you don't have sources for!

"Só se dedicará a um assunto com toda a seriedade alguém que esteja
envolvido de modo imediato e que se ocupe dele com amor. É sempre de
tais pessoas, e não dos assalariados, que vêm as grandes descobertas."

-- Arthur Schopenhauer


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-04 Thread Miguel Da Silva - Centro de Matemática
PEdroArthur_JEdi escreveu:
> 2008/12/4 Miguel Da Silva - Centro de Matemática
>> Cara, num será alguma configuração do SVN não?!
> 
> Não.
> 
>> Porém, faço essa pergunta porque seria um erro gravíssimo de um
>> sistema de controle de revisões fazer isso que ele está fazendo.
> 
> Na verdade, esse é comportamento desejado. O versionmento é de todo o
> projeto, e não de um arquivo só. Se eu acabei de criar meu repositório
> e tenho dois códigos fontes, isso.c e aquilo.c, estou na versão 0, ou
> na linguagem SVN, revisão zero. Caso qualquer alteração seja feita,
> meu sistema estará numa nova versão. Portanto, no próximo commit, meu
> sistema de versionamento deve refletir a revisão a qual eu estou
> trabalhando. Em sistemas com poucos desenvolvedores e baixo indice de
> mudanças, isso pode atrapalhar um pouco, porém quando a um alto volume
> de commits, isso ajuda a marcar revisões estáveis do software. Esse
> comportamento também permite rever todo histórico de evolução do
> sistema. Usando o ViewVC, por exemplo, você pode setar uma revisão e
> ver o estado do sistema até aquele momento. Em meio a esse sistema
> também é posssível ver a "idade" de um código fonte, pois sua revisão
> estará fixada para a ultima vez que o arquivo mudou.
> 
> Mais informações, consulte o SVN Book
> 

Então minha suposição não era tão descabelada não; houve uma frase que
eu coloquei que você retirou da mensagem original, e nela eu justamente
comentava o fato de que a numeração fosse correspondente a um
determinado repositório/projeto.

Enfim, vivendo e aprendendo...

Até.
-- 
Miguel Da Silva
Administrador Junior de Sistemas Unix
Centro de Matemática - http://www.cmat.edu.uy
Facultad de Ciencias - http://www.fcien.edu.uy
Universidad de la República - http://www.rau.edu.uy


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-05 Thread Renato S. Yamane
PEdroArthur_JEdi escreveu:
> Miguel Da Silva - Centro de Matemática escreveu:
>> Porém, faço essa pergunta porque seria um erro gravíssimo de um
>> sistema de controle de revisões fazer isso que ele está fazendo.
> 
> Na verdade, esse é comportamento desejado. O versionmento é de todo o
> projeto, e não de um arquivo só.

Alguém conhece algum software equivalente ao subversion, porém que faça
as revisões sobre *cada* arquivo?

Att,
Renato


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-05 Thread Arthur Furlan
2008/12/5 Renato S. Yamane <[EMAIL PROTECTED]>

> Alguém conhece algum software equivalente ao subversion, porém que faça
> as revisões sobre *cada* arquivo?


Porque você não cria dois repositórios, um para cada arquivo?

Se você pretende manter a revisão (aka versão) de cada um de forma
independente, conceitualmente eles acabam sendo como dois repositórios
pequenos. Portanto, na minha opinião, a melhor saída é realmente manter os
dois arquivos em repositórios isolados.

--
Atenciosamente,

Arthur Furlan
[EMAIL PROTECTED]


Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-05 Thread Renato S. Yamane
Arthur Furlan escreveu:
> Renato S. Yamane escreveu:
>> Alguém conhece algum software equivalente ao subversion, porém que faça
>> as revisões sobre *cada* arquivo?
> 
> Porque você não cria dois repositórios, um para cada arquivo?
> 
> Se você pretende manter a revisão (aka versão) de cada um de forma
> independente, conceitualmente eles acabam sendo como dois repositórios
> pequenos.

São mais de 3500 arquivos, ou seja haveria 3500 diretórios com somente
um arquivo lá dentro.

O snv permite executar scripts específicos após cada commit?

Situação:
Hoje o dept. de engenharia possui os arquivos editáveis, que são salvos
em um diretório específico onde somente a engenharia tem acesso.

Porém os demais setores necessitam consultar esses desenhos, portanto a
engenharia salva eles em PDF em um diretório público. É necessário ser
em PDF.

Portanto, já que será necessário um diretório para cada projeto, a
engenharia salvaria tanto o projeto editável quanto o projeto em PDF em
apenas um diretório, sendo que APÓS o commit será necessário executar um
script que copiaria o arquivo PDF do diretório da engenharia para um
diretório público.

Deu para entender?

Att,
Renato


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-05 Thread Ronaldo Reis Junior
Em Qui 04 Dez 2008, PEdroArthur_JEdi escreveu:
> 2008/12/4 Miguel Da Silva - Centro de Matemática
>
> > Cara, num será alguma configuração do SVN não?!
>
> Não.
>
> > Porém, faço essa pergunta porque seria um erro gravíssimo de um
> > sistema de controle de revisões fazer isso que ele está fazendo.
>
> Na verdade, esse é comportamento desejado. O versionmento é de todo o
> projeto, e não de um arquivo só. 

Estranho isto, eu nunca usei o subversion, mas uso o CVS e ele mantem as 
revisões por arquivo. Ou seja, alguns arquivos são da revisão 1.8, outros 
1.20 e assim por diante. Será que o subversion é tão diferente assim?

Inte
Ronaldo
-- 
"If a camel flies, no one laughs if it doesn't get very far."
-- Paul White
--
> Prof. Ronaldo Reis Júnior
|  .''`. UNIMONTES/DBG/Lab. Ecologia Comportamental e Computacional
| : :'  : Campus Universitário Prof. Darcy Ribeiro, Vila Mauricéia
| `. `'` CP: 126, CEP: 39401-089, Montes Claros - MG - Brasil
|   `- Fone: (38) 3229-8192 | [EMAIL PROTECTED] | [EMAIL PROTECTED]
| http://www.ppgcb.unimontes.br/lecc | ICQ#: 5692561 | LinuxUser#: 205366
--
Favor NÃO ENVIAR arquivos do Word ou Powerpoint
Prefira enviar em PDF, Texto, OpenOffice (ODF), HTML, or RTF.


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-07 Thread Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 05-12-2008 10:16, Ronaldo Reis Junior wrote:
> Em Qui 04 Dez 2008, PEdroArthur_JEdi escreveu:
>> 2008/12/4 Miguel Da Silva - Centro de Matemática
>>
>>> Cara, num será alguma configuração do SVN não?!
>> Não.
>>
>>> Porém, faço essa pergunta porque seria um erro gravíssimo de um
>>> sistema de controle de revisões fazer isso que ele está fazendo.
>> Na verdade, esse é comportamento desejado. O versionmento é de todo o
>> projeto, e não de um arquivo só. 
> 
> Estranho isto, eu nunca usei o subversion, mas uso o CVS e ele mantem as 
> revisões por arquivo. Ou seja, alguns arquivos são da revisão 1.8, outros 
> 1.20 e assim por diante. Será que o subversion é tão diferente assim?

Sim. O SubVersion e o CVS utilizam princípios comuns (por
exemplo os comandos) mas eles tem filosofias base diferentes, e
com a chegada dos VCS distribuídos o SVN tem adicionado mais
recursos para facilitar "merging".

CVS é antigo, mas funciona. E ele versiona por arquivo e
não o repositório todo. Você vai ouvir muita gente recomendar
não usar CVS e partir direto pro SVN (ou outro VCS), o CVS tem
alguns problemas, fazer "merge" não é fácil, manter o repositório
como um todo vai se tornando um pesadelo, mas depende se estamos
falando de "código fonte" ou de "blobs", ou seja, arquivos que o
sistema de controle de versão não vai ser capaz de comparar e
analisar internamente.

A tendência é que os repositórios de *código* sejam
tratados como um grande bloco, o git por exemplo tem recursos
pra rastrear partes de código que mudaram de arquivo, então o
conjunto de arquivos é uma grande "massa de dados".

Outra alternativa é olhar a base do CVS que é o RCS,
talvez ele faça o que você precisa. Finalmente, você pode
criar "tags" pros seus arquivos no SVN com "cheap copies",
você pode fazer isso inclusive com um "hook", toda vez que
um arquivo é modificado você cria uma tag pra ele com um
número sequencial, e daí não importa a numeração geral do
repositório.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkk7ztoACgkQCjAO0JDlykaVJQCgpwrMGrvlcnKPYr9MuAKXaGUA
BP4An1ODLxs7Z6haAxdpo3A/X26umOEw
=lBM2
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-07 Thread Flávio Barros
Como faço para que o SubVersion  trabalhe com lock nos arquivos ? Por
exemplo, sempre que algum programador A estiver trabalhando com um arquivo o
mesmo ficaria bloqueado (LOCK) para que outros programadores façam qualquer
alteração neste arquivo. Após as alterações o programador A faria um commit
desse arquivo para o repositório e o mesmo estaria desbloqueado (UNLOCK)..
Tipo como o Visual Source Safe da MS.


Abraços,

2008/12/7 Felipe Augusto van de Wiel (faw) <[EMAIL PROTECTED]>

> -BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
> Hash: SHA1
>
> On 05-12-2008 10:16, Ronaldo Reis Junior wrote:
> > Em Qui 04 Dez 2008, PEdroArthur_JEdi escreveu:
> >> 2008/12/4 Miguel Da Silva - Centro de Matemática
> >>
> >>> Cara, num será alguma configuração do SVN não?!
> >> Não.
> >>
> >>> Porém, faço essa pergunta porque seria um erro gravíssimo de um
> >>> sistema de controle de revisões fazer isso que ele está fazendo.
> >> Na verdade, esse é comportamento desejado. O versionmento é de todo o
> >> projeto, e não de um arquivo só.
> >
> > Estranho isto, eu nunca usei o subversion, mas uso o CVS e ele mantem as
> > revisões por arquivo. Ou seja, alguns arquivos são da revisão 1.8, outros
> > 1.20 e assim por diante. Será que o subversion é tão diferente assim?
>
> Sim. O SubVersion e o CVS utilizam princípios comuns (por
> exemplo os comandos) mas eles tem filosofias base diferentes, e
> com a chegada dos VCS distribuídos o SVN tem adicionado mais
> recursos para facilitar "merging".
>
>CVS é antigo, mas funciona. E ele versiona por arquivo e
> não o repositório todo. Você vai ouvir muita gente recomendar
> não usar CVS e partir direto pro SVN (ou outro VCS), o CVS tem
> alguns problemas, fazer "merge" não é fácil, manter o repositório
> como um todo vai se tornando um pesadelo, mas depende se estamos
> falando de "código fonte" ou de "blobs", ou seja, arquivos que o
> sistema de controle de versão não vai ser capaz de comparar e
> analisar internamente.
>
>A tendência é que os repositórios de *código* sejam
> tratados como um grande bloco, o git por exemplo tem recursos
> pra rastrear partes de código que mudaram de arquivo, então o
> conjunto de arquivos é uma grande "massa de dados".
>
>Outra alternativa é olhar a base do CVS que é o RCS,
> talvez ele faça o que você precisa. Finalmente, você pode
> criar "tags" pros seus arquivos no SVN com "cheap copies",
> você pode fazer isso inclusive com um "hook", toda vez que
> um arquivo é modificado você cria uma tag pra ele com um
> número sequencial, e daí não importa a numeração geral do
> repositório.
>
> Abraço,
> - --
> Felipe Augusto van de Wiel (faw)
> "Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
> -BEGIN PGP SIGNATURE-
> Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
> Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org
>
> iEYEARECAAYFAkk7ztoACgkQCjAO0JDlykaVJQCgpwrMGrvlcnKPYr9MuAKXaGUA
> BP4An1ODLxs7Z6haAxdpo3A/X26umOEw
> =lBM2
> -END PGP SIGNATURE-
>
>
> --
> To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
> with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact
> [EMAIL PROTECTED]
>
>


-- 
Desde já agradeço,
+++
Flávio de Oliveira Barros
Manaus - Amazonas - Brasil

Copiar é bom!
Seja Legal
Use Software Livre


Re: Subversion - Controle de revisão

2008-12-07 Thread Felipe Augusto van de Wiel (faw)
-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 07-12-2008 13:51, Flávio Barros wrote:
> Como faço para que o SubVersion  trabalhe com lock nos arquivos ? Por
> exemplo, sempre que algum programador A estiver trabalhando com um
> arquivo o mesmo ficaria bloqueado (LOCK) para que outros programadores
> façam qualquer alteração neste arquivo. Após as alterações o programador
> A faria um commit desse arquivo para o repositório e o mesmo estaria
> desbloqueado (UNLOCK).. Tipo como o Visual Source Safe da MS.

Tipo o Visual Source Safe da MS é difícil, pra isso
o Subversion teria que virar software proprietário e perder
90% da qualidade que tem, fora isso, você pode usar os
recursos de "locking":

http://svnbook.red-bean.com/en/1.2/svn.advanced.locking.html


Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkk8Sr8ACgkQCjAO0JDlykZYZQCeOa6UGWKWeTsBHnb+YQ0JIWJ2
jtAAoK7VNE2UoNl///T+Dpcq9UMfbdQh
=bSrm
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]



RES: Subversion - Controle de revisão

2008-12-07 Thread Júlio César Santos Barreto
A última versão do subversion atende a essa particularidade.


-Mensagem original-
De: Felipe Augusto van de Wiel (faw) [mailto:[EMAIL PROTECTED] 
Enviada em: domingo, 7 de dezembro de 2008 20:14
Para: d-u-p
Assunto: Re: Subversion - Controle de revisão

-BEGIN PGP SIGNED MESSAGE-
Hash: SHA1

On 07-12-2008 13:51, Flávio Barros wrote:
> Como faço para que o SubVersion  trabalhe com lock nos arquivos ? Por
> exemplo, sempre que algum programador A estiver trabalhando com um
> arquivo o mesmo ficaria bloqueado (LOCK) para que outros programadores
> façam qualquer alteração neste arquivo. Após as alterações o programador
> A faria um commit desse arquivo para o repositório e o mesmo estaria
> desbloqueado (UNLOCK).. Tipo como o Visual Source Safe da MS.

Tipo o Visual Source Safe da MS é difícil, pra isso
o Subversion teria que virar software proprietário e perder
90% da qualidade que tem, fora isso, você pode usar os
recursos de "locking":

http://svnbook.red-bean.com/en/1.2/svn.advanced.locking.html


Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)
"Debian. Freedom to code. Code to freedom!"
-BEGIN PGP SIGNATURE-
Version: GnuPG v1.4.9 (GNU/Linux)
Comment: Using GnuPG with Mozilla - http://enigmail.mozdev.org

iEYEARECAAYFAkk8Sr8ACgkQCjAO0JDlykZYZQCeOa6UGWKWeTsBHnb+YQ0JIWJ2
jtAAoK7VNE2UoNl///T+Dpcq9UMfbdQh
=bSrm
-END PGP SIGNATURE-


-- 
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]